domingo, 1 de junho de 2008

Hélder Postiga no Sporting

É oficial e surpreendente. Hélder Postiga é mesmo reforço do Sporting, para as próximas três épocas (com mais uma de opção). O Sporting pagou 2,5 milhões de euros por metade do passe, o que não pode ser considerado muito, dado o seu valor. O jovem extremo da formação leonina, Diogo Viana, está também envolvido no negócio e vai ingressar no FC Porto, sendo curioso verificar como vai evoluir. Postiga terá aproveitado, a mini-folga na selecção, para tratar dos últimos detalhes. Desde 2002/2003 (no FC Porto vencendo a Taça UEFA), que o jogador nunca mais fez uma grande época. Em 2003/2004 não se adaptou de todo ao futebol inglês, não vingando no Tottenham. O FC Porto voltou a contratá-lo para a época 2004-2005, mas nunca mais se afirmou completamente na equipa dos «dragões». 2004-2005 não foi de todo uma grande época para voltar, pois foi a temporada de transição pós-Mourinho, ou seja, uma época imprópria, para qualquer jogador brilhar no clube. Em 2005-2006, prometeu muito na pré-época, com Adriaanse a querer fazer dele uma espécie de médio-ofensivo, mas incompatibilidades com o holandês logo a seguir à segunda jornada, arrastaram-no para um empréstimo de meia época aos franceses do St. Etienne, por forma a actuar com regularidade para poder participar no Mundial 2006. E assim foi. Em 2006-2007, após a ruptura de Co Adriaanse com o FC Porto, regressou, para jogar no plantel às ordens de Jesualdo Ferreira. Depois de uma primeira metade da época de qualidade, e produtiva em termos de golos (10), eclipsou-se estranhamente na segunda metade, sendo o seu lugar ocupado pelo brasileiro Adriano. Este ano também quase não foi opção, sendo emprestado ao Panathinaikos de José Peseiro, a partir de Janeiro, com o mesmo objectivo do seu primeiro empréstimo em França.
Contudo, em jeito de balanço da sua estadia no FC Porto (a segunda, 2004-2008), julgo que foi quase sempre mal aproveitado, pelos sucessivos treinadores que foram chegando ao clube, não tendo as oportunidades devidas em algumas temporadas. Porém tal situação pode-se ter devido a factores extra-desportivos. A primeira metade 2006-2007 foi rara excepção. É um avançado, que não faz da marcação de golos o seu forte (embora em certas épocas marque até um número considerável), mas que é útil a qualquer equipa, pois apresenta mobilidade, não se prendendo aos centrais, alguma capacidade técnica (é um jogador que segura bem a bola, e joga bem de costas para a baliza) e inteligência táctica. No capítulo da concretização, em épocas em que a confiança está em alta, é também bom. O seu maior adversário parece ser mesmo a instabilidade psicológica que aparenta possuir.
Em suma, uma boa contratação para o Sporting, que sem ser cara, teria sido impossível de concretizar em épocas anteriores, de rígida contenção orçamental (esta época, parece que o SCP quer abrir um pouco mais os cordões à bolsa). Julgo que se enquadra bem, no sistema habitual do Sporting de Paulo Bento, com dois avançados, dada a sua mobilidade, e é uma opção de peso para a titularidade, acrescentando qualidade à equipa, num dos sectores, mais debilitados ao longo da época transacta. Terá de se bater, com Liedson, Djaló, Tiuí, Derlei e Carlos Saleiro à partida, embora seis pontas de lança (mesmo numa equipa que jogue com 2) , me pareça excessivo, e julgo que 1 ou 2 poderão vir a ser emprestados, ou mesmo vendidos. Tiuí, parece-me à partida, o elo mais fraco. Esperemos pela pré-temporada.

Sem comentários: