quarta-feira, 18 de junho de 2008

O fracasso Domenech

A França, depois de assegurar o vice-título mundial em 2006, acaba de nos desiludir completamente neste Europeu de 2008. E o problema, está muito além quer dos resultados, quer do miserável goal-average (-5). O problema está no que foi por todos observado, jogo após jogo neste Euro. A escassez de ideias, a rigidez táctica, a falta de movimentações colectivas, a inoperância de Domenech. Neste Euro, a França foi somente a soma das partes, um amontoado de jogadores.
Mas comecemos pelo princípio.
Primeiro, não entendo sinceramente, porque é que Raymond Domenech, não convocou David Trezeguet, que realizou uma época excelente na Juventus, preferindo convocar por exemplo, um tal de Gomis, que não convenceu minimamente, pois naquela anarquia de ideias, nem sequer dele sobressaiu qualquer dote técnico. A única coisa que saltou à vista foi mesmo o seu enorme cabelo selvagem. Depois também, não compreendo porque se convocou Patrick Vieira, se estava lesionado, e nem jogou 1 minuto que seja. Estaria a ser guardado para os quartos-de-final? Não seria Mathieu Flamini mais útil? É que analisando, a prestação daquele redutor duplo-pivot "Makelele-Toulalan", parece-me que sim, pois apesar de serem dois bons médios-defensivos, se jogar com um deles julgo ser positivo, com os dois parece-me patético, pois hipoteca em larga escala a construção de jogo dos franceses. E foi esse um dos principais problemas desta selecção. Sem Zidane (que falta faz!), Vieira e Flamini, não havia ali mesmo ninguêm que desse um pouco de clarividência no centro do meio-campo francês, alguém que pensasse o jogo. Ou melhor havia o virtuoso Samir Nasri, mas Domenech mais uma vez mostrou a sua astúcia, e colocou o dito sucessor de Zidane sempre no banco...
Depois na defesa, esteve outro problema. Se no primeiro jogo com a Roménia, pouco se notou, dada a fraca capacidade de construção de jogo ofensivo dos romenos, nos outros jogos aquilo foi uma auto-estrada. É que se o velho Makelele, ainda dura, dura...O "dinossauro" Thuram não dura coisa nenhuma, já não tem pernas, e formou com Gallas uma fractura no eixo defensivo. Mas Raymond Domenech para tudo tem solução e no terceiro jogo resolve colocar Abidal a central com Gallas, entrando Evra para o onze inicial. Se é verdade que sempre gostei mais de Evra, que Abidal na esquerda, não posso compreender essa brilhante decisão, cujos resultados ficaram bem à vista. Um lateral adaptado e sem rotinas, esteve mal ao nível do posicionamento, o que o obrigou a cometer um penalty suicida sobre Toni, expulsão directa, prejudicando ainda mais a desorientada equipa francesa.
Em termos ofensivos, quer nas alas, quer no eixo do ataque, nada a dizer individualmente. Faltou Trezeguet é certo. Mas havia Henry, Benzema, Ribery, Malouda, Govou, Anelka...Enfim...um vasto leque de soluções...Pena que não houvesse praticamente jogo colectivo, com cada um a querer levar a água ao seu moinho, de qualquer maneira, individualmente...Ora pegava Henry na bola e tentava resolver...ora era Ribery...No jogo com a Holanda há quem diga que a França jogou muito bem. Eu diria apenas que teve muito volume de jogo ofensivo, mas que foi mais uma vez cada um por si, e à pressão a tentar tirar "coelhos da cartola". Já para não falar nos espaços defensivos, que esta avalanche ofensiva abriu. E a Holanda aproveitou.
Em suma, uma catastrófica participação gaulesa no Euro 2008, que deverá ser lembrada por muitos anos, por forma a não se voltar a repetir. E nem é por um ou outro aspecto em termos de escolha de jogadores que se possa apontar a Domenech, a questão nem está aí. O problema, foi o 4-4-2 clássico montado por este, sem qualquer tipo de rotina, sem soluções tácticas, sem movimentações colectivas, sem nenhuma jogada que parece-se ter sido treinada, nada, nada...Não sei mesmo o que é esta personagem, esteve a fazer com os seus jogadores ao longo de três ou quatro semanas. A avaliar pelo que foi observado, julgo que nada. E por tudo isso, Raymond Domenech tem mesmo de ser considerado, o pior treinador do Euro sem dúvida. Porque com os recursos disponíveis, fazer-se o que ele fez, é vergonhoso. E nem a boa participação de 2006, serve de desculpa...

5 comentários:

João Branco disse...

www.blogesporto.blogspot.com

Convido a passar por lá :)

Anónimo disse...

Olá Pessoal!

Tudo bem? Bom, gostaria de obter um email para contacto!

Melhores Cumprimentos,

Cristina :)

Pode enviá-lo para cogumela17@yahoo.de

Obrigada!

Anónimo disse...

Olá Pessoal!

Tudo bem? Ainda nao recebi o email para contacto...

Melhores Cumprimentos,

Cristina :)

Pode enviá-lo para cristina@midiamind.com

Obrigada!

Mister Fred disse...

fred2101@hotmail.com ;)

O blog neste momento, encontra-se numa espécie de férias, para voltar em grande em breve. Daí a demora.

Cumprimentos,

JR disse...

Visitem http://apostamos.pt.vu - Inscrevam-se no nosso topsites. Ganhem dinheiro nas apostas desportivas.