quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quem é Edwin Van der Sar?



Experiência e veterania são importantes no futebol, principalmente nos momentos chave. Por isso, a “laranja mecânica” terá um grande ponto forte na defesa da sua baliza.
Edwin Van der Sar nasceu a 29 de Outubro de 1970. Foi descoberto pelo técnico Van Gaal, na altura em que era ainda técnico-adjunto no Ajax de Amesterdão. Só após três anos no clube é que conquistou a titularidade. Teve grandes épocas na equipa holandesa, em que ganhou a Taça UEFA em 1992, a Liga dos Campeões (numa equipa de jovens talentosos como Davids ou Seedorf), a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental em 1995. Considerado o melhor guarda-redes europeu, o holandês era cobiçado por grandes clubes, o que o levou à Juventus, em 1999, clube em que, infelizmente, as coisas não correram bem, acabando com a sua transferência para o Fulham, devido à contratação de Buffon pela Juventus. Foi nesta equipa, onde esteve desde 2001 até 2005, que Van der Sar voltou a ser grande, contribuindo para a permanência da equipa na Premier League. Posteriormente, Edwin foi contratado pelo Manchester United. O guarda-redes voltou aos grandes momentos que tinha vido no Ajax, tendo, até agora, ganho dois campeonatos, uma Taça da Liga, uma Community Shield e uma Liga dos Campeões, onde defendeu uma grande penalidade que ditou a vitória da sua equipa contra o seu rival inglês, o Chelsea.

No campo, Edwin Van der Sar é um guarda-redes com um excelente jogo de mãos, embora não tenha uma grande agilidade, devido à sua altura (1,97m). É um especialista em grandes penalidades, o que dará um maior favoritismo à sua selecção no desempate após prolongamento.
CURIOSIDADES:
- Edwin Van der Sar não jogou sempre a guarda-redes, pois até aos oito anos era jogador de campo. Num jogo em que o guarda-redes da sua equipa se ausentou, o seu treinador mandou-o ir para a baliza, por causa da sua altura.
- O holandês, antes de ir para o Ajax, estava muito mais preocupado com os estudos do que com o futebol, pois queria obter o diploma de comerciante e abrir uma loja na sua cidade natal, jogando futebol por lazer.



Sem comentários: