sábado, 15 de março de 2008

Leixões 1 - 2 FC Porto

No Estádio do Mar, o desafio que opôs os líderes do campeonato, com a equipa mais próxima da linha de água, teve um desenrolar muito distinto do que se estava à espera. Como sempre, o FC Porto entrou "à matador", apostando em lances rápidos e precisos, baseados na inteligência e visão de jogo de Lucho González e nas diagonais de Lisandro e Ricardo Quaresma. O Leixões respondia de maneira fraca e irregular sem qualquer perigo para Hélton. Porém, não só na primeira parte, mas também ao longo de todo o jogo, é impossível não reparar numa clara deficiência a nível dos árbitros de linha, que prejudicaram, maioritariamente, os "dragões", tirando mais de 3 foras-de-jogo mal assinalados e que poderiam ter ditado o resultado. O Leixões pôde ainda contar com algumas boas intervenções de Beto que permitiram à equipa de Matosinhos chegar ao intervalo com um empate a zero.
Na segunda parte, as coisas mudaram a partir do golo do Leixões aos 51' apontado por Roberto após cruzamento de Hugo Morais com a equipa da casa a tentar regular jogo e ao mesmo tempo queimar algum tempo...Beto continuava a impedir os dragões de marcar. Isto durou até ao minuto 76' quando Tarik, após um bom cruzamento de Raúl Meireles, faz o passe de cabeça para o domínio de Lisandro que rematou de sangue-frio em frente ao guarda-redes do Leixões fixando o 1-1. Quase de imediato após o golo, mais uma falha da arbitragem, desta vez com Bruno Alves a merecer, no mínimo um amarelo depois de uma bruta entrada sobre Jorge Gonçalves ( um dos poucos que esteve ao nível do desafio ). O Leixões parecia querer continuar a sua passividade e esforçar-se para chegar ao precioso pontinho comum, mas mais uma vez Lucho provou ter bom olho e por volta dos 85' executa um passe longo para Tarik que faz um "chapéu" a Beto e que depois dá o toque definitivo, congelando o resultado. Apesar de ser quase milimétrico, um fora-de-jogo é um fora-de-jogo e mais uma vez a arbitragem não esteve bem. 1-2 para os "azuis e brancos" foi o resultado final.



Golos: 1-0 Roberto 51' , 1-1 Lisandro López 76' , 1-2 Tarik Sektioui 85'

Melhor em Campo : Raúl Meireles, Nota 8
Arbitragem : Fraca

sexta-feira, 14 de março de 2008

U.Leiria 0-1 V.Guimarães - 23ª Jornada Bwin Liga


Golos: 0-1, Ghilas 67'

Três pontos muito suados do Guimarães, em Leiria, com os locais a apresentarem-se de forma defensiva, tentando explorar o contra-ataque rápido, devido a possuírem dois bons velocistas, na frente, N'Gal e Paulo César.
O Vitória dominou do príncipio ao fim, realizando uma exibição paciente e segura, mas sentiu sempre bastantes dificuldades em penetrar no último reduto da União, que na primeira parte podia mesmo ter marcado por intermédio de N'Gal, efectuando Nilson uma boa defesa. Finalmente aos 67 minutos, após boa jogada e cruzamento de Alan na direita, Ghilas empurra para o fundo das redes, perante a passividade dos defesas leirenses.
Na parte posterior ao golo, observamos um Guimarães, mais remetido ao seu meio-campo, enquanto os de Leiria, apostavam em chegar ao empate de qualquer maneira, tendo obrigado Nilson a algumas boas intervenções.
Vitória do Vitória, que deu uma clara demonstração de maturidade, provando mais uma vez, que a Liga dos Campeões, não é mais um sonho, é mesmo uma realidade! Já o Leiria, continua a sua agonia, rumo à segunda Liga, o que só falta mesmo confirmar matematicamente...
O próximo teste à capacidade dos vimaranenses, será no D. Afonso Henriques, frente ao díficil Marítimo, num jogo em que se espera nova "invasão" dos seus dedicados adeptos.

23ª jornada bwin Liga


Desafios a decorrer neste fim-de-semana e Segunda-Feira...


Jogos / Estádio / Dia / Hora / Emissão Televisiva
________________________________________________________
Leixões 1-2 FC Porto - Mar, sábado, 21:15, TVI
________________________________________________________
Marítimo 1-1 SL Benfica - Barreiros, domingo, 19:00, SporTv1
________________________________________________________
Sporting CP 4-1 Nacional - José Alvalade, segunda, 19:45, SporTv1
________________________________________________________
Académica 0-0 Belenenses - Cidade Coimbra, sábado, 19:15, SporTv1
________________________________________________________
Braga 3-0 Naval - Municipal de Braga, domingo, 17:00, -
________________________________________________________
Paços de Ferreira 2-1 V. Setúbal - Mata Real, domingo, 16:00, -
________________________________________________________
U. Leiria 0-1 V. Guimarães - Dr. M. Pessoa, sexta, 20:30, SporTv1
________________________________________________________
Boavista 2-1 E. Amadora - Bessa XXI, domingo, 16:00, -
________________________________________________________



Esta jornada é uma jornada que se torna crucial para a disputa dos lugares de acesso à Europa, nomeadamente, 2º, 3º, 4º e 5º lugares, ocupados, respectivamente, por Benfica, Guimarães, Setúbal e Sporting. Esta jornada não sorri aos "leões", que terão de enfrentar o Nacional, uma equipa bem melhor classificada do que a U. Leiria (adversário do Guimarães) e que o Paços de Ferreira (adversário do Setúbal), o que dificulta a subida de posição. Paulo Bento terá ainda que se preocupar com o Belenenses que está apenas a 2 pontos da sua equipa e vai defrontar a Académica este sábado. O Benfica, com o Guimarães a curta distância, precisa de ganhar fora frente ao Marítimo para compensar as más exibições que tem ultimamente demonstrado e assim tentar permanecer em 2º até o Guimarães vacilar. O Porto depara-se com mais um derby, desta vez no Estádio do Mar frente ao 14º classificado da liga, que não quererá mais nada além duma vitória. Ao final desta jornada, estão garantidas algumas alterações classificativas, que podem não ser as mais óbvias...Tudo pode acontecer no mundo do futebol.

Taça UEFA - Benfica eliminado, Sporting apurado


A partir deste momento, Portugal conta apenas com uma equipa nas competições europeias, devido ao afastamento do Benfica.
Depois da derrota caseira por 1-2, o Benfica tinha de ir a Madrid ganhar por dois golos de diferença. Mas os «encarnados», nada fizeram para inverter a eliminatória, e sem ideias e soluções, foram facilmente vulgarizados pela segunda linha do Getafe, voltando a sair derrotados, desta feita por 1-0.
Já o Sporting, trazia do Reebok Stadium, em Bolton, um precioso empate fora com golos (1-1), bastando-lhe por isso um empate sem golos para seguir em frente na Taça UEFA. Mas os «leões», depois de um jogo quase inteiro claramente a gerir a vantagem na eliminatória, lá meteu alguma velocidade perto do final, acabando por chegar à vantagem, por intermédio do jovem Pereirinha, que marcou um golo de bela execução, acentuando ainda mais a crise do Bolton, que se encontra em antepenúltimo lugar da Premier League.
Nos Quartos-de-Final, o sorteio ditou, que o Sporting irá defrontar os escoceses do Rangers (que eliminaram o Werder Bremen), numa eliminatória, que tudo indica não será nada fácil para os de Alvalade, principalmente em Glasgow, no tradicionalmente díficil Ibrox Stadium.
A ver vamos...

quarta-feira, 12 de março de 2008

Tributo a Jardel



É impossível falar do passado recente do futebol português, sem referir Mário Jardel de Almeida Ribeiro, um jogador que marcou uma era, e a história do nosso campeonato para sempre.
Ponta-de-Lança brasileiro, com cerca de 1,90 m de altura e grande poder de impulsão, já espalhava o pânico pelas defesas do Brasileirão, quando o FC Porto o descobriu no Grémio de Porto Alegre, aos 22 anos, corria o ano de 1996. De cabeça principalmente, mas também de pé direito, esquerdo, grande penalidade, "Super-Mário" marcou golos de todas as formas possíveis e imaginárias nos «azuis e brancos», marcando 130 golos, em 125 partidas para a liga principal e na Liga dos Campeões, o panorama não mudava também, com Jardel a ser um atleta bastante temido pelos grandes colossos do futebol europeu (Milan ou Bayern que o digam).
Resumindo e concluindo, foi pelo FC Porto que Jardel conheceu os maiores êxitos desportivos da sua carreira, ao vencer em quatro épocas, três campeonatos nacionais (o último proporcionou o "penta"), duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. A nível individual, El Matador foi sempre melhor marcador da 1ª Liga, e ganhou a Bota de Ouro em 1999.
Na época de 2000-2001, já nos turcos do Galatasaray, e apesar de problemas a nível de lesões e de adaptação, o avançado brasileiro marcou mesmo assim 22 golos na liga daquele país, e ajudou os de Istambul a conquistar a Supertaça Europeia ao Real Madrid.
Em 2001-2002, regressa a Portugal, para jogar no Sporting, e efectua a melhor época da sua carreira. Numa equipa demolidora, com João Pinto ou Niculae ao lado, Jardel marca 42 golos, e ajuda os de Alvalade, a conquistar o último título nacional até hoje. Vence também uma Taça de Portugal e novamente a Bota de Ouro, nessa época. Na temporada seguinte, devido a problemas extra-desportivos, como o álcool ou o jogo, obtivemos um Jardel muito inferior (11 golos), ao da primeira época de leão ao peito.
A partir daí iniciou-se o declínio psicológico e desportivo de "Super-Mário", que passou por inúmeros clubes (Bolton, Ancona, Newell's Old Boys, Alavés, Góias, Beira-Mar, Anorthosis e Newcastle Jets), sem qualquer sucesso e poucos golos, saindo sempre pela porta pequena. O jogador que apareceu há dois anos no Beira-Mar, estava muito pesado e já não era o mesmo na arte de marcar golos. A nível pessoal, o brasileiro esteve sempre envolvido em problemas, quer do foro psicológico, quer comportamental, registando-se inúmeras ocorrências, como a suposta agressão violenta ao seu caseiro em 2007.
Contudo, apesar dos seus últimos anos menos felizes, Jardigol perpetuará na memória de todos os que gostam de futebol, como o melhor artilheiro de sempre, o goleador que baralhava qualquer marcação apertada e utilizava a cabeça como arma mais mortífera.

terça-feira, 11 de março de 2008

Piores reforços dos três «grandes» para esta época






Depois de Lino, lateral-esquerdo do FC Porto, ter sido escolhido por larga maioria (cerca de 70%) pelos visitantes do Jogo por Jogo, como pior reforço dos «dragões» para esta época, serão lançadas as sondagens para a escolha das piores aquisições de Sporting e Benfica.


Após, sabermos das opiniões dos nossos visitantes nestas duas sondagens, será publicado um artigo em que o nosso Blog, analisará cada um dos três fracassos, e o que terá contribuído para tamanha falta de sucesso.



Por isso, VOTEM!

segunda-feira, 10 de março de 2008

V.Guimarães 2-0 Sporting - 22ª Jornada Bwin Liga




Golos: 1-0 Sereno, 45+1' ; 2-0 Fajardo, 90+2'

Mais uma exibição paupérrima do Sporting, desta feita em Guimarães, num jogo importantíssimo na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. Jogo dominado pelo Vitória local, praticamente desde o início, pressionando forte o Sporting na hora de defender e efectuando rápidas transições defesa-ataque com os seus velozes extremos, Alan e Desmarets em grande destaque. Os «leões» poucas oportunidades de golo criaram, só me lembrando neste momento de um remate de Vukcevic com algum perigo à entrada da área, com Nilson a defender com segurança. Destaco também, a exibição do lateral direito vitoriano, Andrezinho, sempre muito activo em acções ofensivas. Grimi foi expulso perto do final do desafio, provocando um penalty, que Rui Patrício defendeu com facilidade. Esta expulsão do defesa esquerdo sportinguista, provocou um certo desiquílibrio defensivo nesta parte final, facto aproveitado pelo Guimarães, que em contra-ataque "matou" o jogo, acentuando o fosso pontual entre as duas equipas (4 pts).
Com esta boa exibição, o clube minhoto, demonstra claramente que é forte candidato à Champions, apesar do seu treinador compreensivelmente não o assumir, e o Sporting está cada vez mais longe desta, podendo mesmo ficar fora da zona europeia, caso o Belenenses bata hoje o Boavista.

Melhor em Campo: Andrezinho, Nota 8
Melhor do Sporting: João Moutinho, Nota 5

domingo, 9 de março de 2008

José António Camacho abandona SL Benfica!


É oficial! José António Camacho, técnico do SL Benfica, acaba de abandonar a sua equipa após empate contra o "lanterna vermelha" da liga, a União de Leiria a duas bolas. O treinador demissionário das «águias», aponta incapacidade de alterar os baixos índices motivacionais dos seus pupilos, como motivo da sua saída do clube. Luís Filipe Vieira, lamenta profundamente a demissão do seu treinador e amigo espanhol. Quem será o seu sucessor? Aceitam-se sugestões!