sábado, 22 de março de 2008

Setúbal vence Carlsberg Cup


Está decidido. O V.Setúbal é o vencedor, da primeira edição da Taça da Liga. Depois de um empate sem golos, no tempo regulamentar, o Vitória, com o precioso contributo do seu guarda-redes Eduardo, que defendeu três grandes penalidades, vence por 3-2 na lotaria dos penalties. O Sporting voltou a revelar, gritante fragilidade, na marcação destes pontapés, e pela quarta vez esta época não consegue vencer os setubalenses.
Ao longo dos 90 minutos, ambas as equipas concederam poucos espaços ao adversário num jogo muito equilibrado, mas pelo que os «sadinos» tem feito nesta temporada, a taça fica bem entregue.
Parabéns Vitória!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Carlsberg Cup / Taça da Liga - Final


Este Sábado, aproveitando-se a paragem no campeonato, joga-se no Estádio do Algarve, a primeira final desta recente competição, a Taça da Liga. Neste jogo vão-se defrontar duas equipas, a realizar épocas diametralmente opostas, o Vitória de Setúbal, umas das sensações da época, e o Sporting, uma desilusão, pelo menos no campeonato. Contudo, o Sporting vem dum moralizador 4-1 frente ao Nacional em casa, enquanto os «sadinos», foram derrotados em Paços de Ferreira.


Conseguirá o Sporting a primeira vitória da época frente ao Vitória? Concretizará o Setúbal a boa temporada com um título? Quem sairá vencedor deste duelo?






Sondagem Jogo por Jogo - Piores reforços dos três «grandes»





Ao longo das últimas semanas, os nossos visitantes, atráves de uma sondagem publicada no Blog, elegeram o pior reforço para esta época 2007-2008, de cada um dos três «grandes», com os seguintes resultados:

Clube / Pior reforço / Percentagem

FC Porto - Lino - 70%
Sporting CP - Purovic - 38%
SL Benfica - Edcarlos - 45 %

Fracassos:

Lino (FC Porto):
Defesa-esquerdo brasileiro de 30 anos, jogou pela Académica na época passada, revelando-se um lateral muito ofensivo, com alguma técnica até, e muito bom a cobrar livres. Esperava-se assim, e devido a Marek Cech não ser propriamente um supra-sumo, que pudesse agarrar a posição no FC Porto. Contudo, jogou apenas um minuto na Liga até ao momento e pouco mais nas Taças, movimentando-se entre a Intercalar e os treinos. Terá sido por isso, escolhido por maioria como o pior reforço dos «dragões».

Purovic (Sporting CP):
Ponta-de-lança montenegrino de 22 anos, proveniente do Estrela Vermelha de Belgrado, onde marcou alguns golos. Custou aos cofres do clube de Alvalade cerca de um milhão de euros. No Sporting até tem tido algumas oportunidades como titular, mas nunca demonstrou credenciais. Marcou apenas dois golos na Liga até esta altura, e pior que isso, revelou sempre grande debilidade técnica, inadaptação ao sistema táctico da equipa e inutilidade no jogo áereo, apesar da sua elevada estatura (1,93 m). Ganha por esses motivos, este fantástico "prémio" , dos visitantes do Jogo por Jogo.

Edcarlos (SL Benfica):
Defesa-central brasileiro de 22 anos, veio esta época do São Paulo, campeão brasileiro. Tinha algum prestígio no Brasil, mas é uma espécie de 4ª opção para o eixo da defesa «encarnada», atrás de Luisão, David Luiz e do adaptado Katsouranis. Porém, a onda de lesões que afectaram este sector nesta temporada, tem-lhe valido algumas oportunidades, revelando por vezes alguma lentidão, e algumas desatenções que levaram o Benfica a sofrer golos em certos jogos. É por isso, o escolhido para completar este lote de flops.






quarta-feira, 19 de março de 2008

Média de Golos


Será a média de golos por jogo de um campeonato, um factor importante, para a determinação da qualidade deste? Não sei. O futebol não é uma ciência exacta, e não podemos pôr as coisas nesses termos. Contudo, não é de desprezar, uma análise acerca da média de golos por jogo, de alguns campeonatos, nesta época de 2007-2008 para desfazer mitos, confirmar suspeitas e observar uns dados interessantes.
Vou então, publicar uma tabela, com a média de golos por jogo em alguns campeonatos do velho continente (10), até ao momento, seguido de uma ligeira reflexão sobre o assunto:

Campeonato / Média de golos por jogo

Holanda
- 3,15
Alemanha - 2,76
Dinamarca - 2,75
Espanha - 2,65
Inglaterra - 2,60
Itália - 2,55
Roménia - 2,35
Portugal - 2,27
França - 2,19
Grécia - 2,17

Análise:
  • o mito de que em Itália se marcam poucos golos, não passa disso mesmo, pois este país está num nível intermédio no que a golos diz respeito. Por exemplo em Inglaterra, onde se pensa que há muitos mais remates certeiros do que em Itália, marcam-se pouco mais.
  • confirma-se que de facto, nas ligas mais a norte, como Dinamarca, Holanda e Alemanha, existe uma elevada tendência para o golo. Na Eredivisie, como já se esperava, é mesmo onde a média de golos por jogo é mais elevada, atingido valores enormes.
  • parece existir um ponto óptimo, em termos de marcação de golos, por volta dos 2,6 golos por jogo, em torno do qual orbitam as três ligas mais fortes da Europa e do Mundo, como é o caso da La Liga, Calcio e Premier League. Acima e abaixo desse valor, situam-se apenas ligas inferiores a estas consideradas de top, o que se pode entender como mero acaso estatístico, ou não, podendo estar mesmo relacionado com a qualidade do futebol praticado, estando a meio a virtude.
Resumindo e concluindo, as estatísticas valem o que valem, tirando cada um as suas próprias ilações, mas contra factos não há argumentos.

terça-feira, 18 de março de 2008

La Liga


Pela primeira vez fala-se neste blog da liga mais vista em todo o mundo, a liga espanhola. Muitos perguntam: "Não será a Barclays Premier League a mais vista?" .Bem como resposta a essa pergunta menciono apenas que, por exemplo, na América Latina se vê, maioritariamente, o futebol espanhol e se mencionarmos alguns nomes como Raúl, Ronaldinho Gaúcho, Iker Casillas ou até mesmo Daniel Alves muitos irão reagir ao nome destes e de muitos outros craques bem mais facilmente do que aos de Terry, Gerrard, C.Ronaldo ou Rooney.
Falemos então da La Liga deste ano...
A comprovar alguma semelhança ao ano passado, o Real Madrid continua a dominar o primeiro lugar da tabela classificativa com o Barcelona a já ter aproveitado alguns deslizes do campeão, mas mesmo assim a acabar por se distanciar dos "merengues" e a ter, de momento, 7 pontos de distância. Apenas a 2 pontos do Barcelona está o Villarreal que está a fazer uma grande época com algum crédito a Nihat. Os seguintes 4 lugares não podiam estar mais disputados, tendo o Atlético de Madrid 47 pontos e logo atrás o Sevilha e o Espanhol com 45, sem esquecer a equipa sensação deste ano do campeonato espanhol, o Racing Santander que leva agora 44 pontos. A desilusão deste campeonato é o Valência de Miguel e David Villa que ocupa a 11ª posição. Um clube com plantel para disputar os 3 primeiros lugares e que sofreu de muitas oscilações ao longo do ano, nomeadamente, o "banho frio" da eliminação da Champions ainda na fase de grupos. O seu treinador é o ex-Benfica Ronald Koeman.
A nível de golos temos em primeiro um atacante de qualidade inquestionável e que se tivesse jogado como joga agora quando estava no Porto, bem que teria um futuro diferente...falo de Luís Fabiano que já leva 22 golos. Segue-se Diego Milito do Zaragoza com 15 golos e Forlán do Atlético de Madrid e Raúl do Real Madrid com 13 tentos.

A La Liga é uma liga em que a qualquer jornada qualquer equipa pode vencer e apenas os melhores conseguem sobressair. Se procura emoções fortes, muitos golos, bom futebol e incerteza no desfecho então aconselho vivamente a deslumbrar-se com as fintas de Ronaldinho e Robinho, as defesas de Casillas e Victor Valdés, a inteligência de Xavi, Raúl e Albiol e, claro, os golos de Fabiano, David Villa, Messi e Eto'o.

Lucas, coração dita o fim de carreira


Lucas, médio e lateral-direito de 28 anos, que representou a Académica de Coimbra por cinco épocas, entre 1999 e 2004, o Boavista entre 2004 e 2007, e que representava actualmente os sérvios do Estrela Vermelha, foi forçado a abandonar de imediato a carreira.
Um problema do foro cardíaco, recentemente diagnosticado, obrigou o português à saída precoce dos relvados, hoje anunciada.
Esta situação é certamente, extremamente triste e decepcionante para o atleta, mas perante o risco iminente de paragem cardíaca, aquando da realização de esforços, esta foi concerteza a decisão mais acertada. A vida humana, é bem mais importante que qualquer carreira, evitando-se assim mais trágicos desfechos como o de Miklos Féher ou de Marc-Vivien Foé.

segunda-feira, 17 de março de 2008

E tudo Vukcevic começou...

O Sporting C.P. fez hoje, dia 17 de Março de 2008, alguma história a nível de campeonato português graças a uma sobrenatural avalanche de golos.
O jogo com o Nacional iria prometer emoções fortes, já que estamos numa altura do campeonato em que qualquer equipa pode atingir qualquer posição graças aos imprevistos resultados de terceiros...sendo que apenas os extremos da tabela classificativa estão quase certos.
Ambas as equipas entraram bem, com algum domínio por parte do Nacional que procurava desde cedo adiantar-se no marcador para acalmar um Sporting que trazia algum ímpeto da vitória sobre o Bolton. O Nacional dispôs de algumas boas ocasiões que não soube aproveitar, quem sabe talvez pela falta de experiência dos seus extremos. O Sporting lá ia respondendo com uns cantos apertados, destacando Gladstone que quase fez o 1-0 para os "leões" mas teve algum azar no cabeceamento.
O que sucedeu no início da segunda parte foi, simplesmente, inédito com o Sporting a chegar ao estatuto de "equipa que menos tempo leva a apontar golos sucessivos" já que em 5 minutos, logo após a entrada de Simon Vukcevic, o Sporting apontou 3 tentos, tendo Liedson bisado e Moutinho marcado mais um dos seus soberbos golos. Minutos depois, Romagnoli falhou uma penalidade, comprovando que os leões ainda não ultrapassaram a falta de pontaria nos pontapés da marca de grande penalidade, mesmo antes da entrada de Yannick Djaló que saltaria do banco para dificultar a vida ao Nacional apontando o 4-0, após uma penalidade não assinalada sobre Moutinho que fez uma exibição de alta categoria. Lipatin do Nacional ainda se conseguiu impôr e apontar assim o 4-1 de honra, dando à sua equipa algum crédito pela exibição que não foi assim tão má.
O Sporting consegue assim igualar o Setúbal e ganhar algum entusiasmo para as difíceis jornadas que se avizinham e que irão decidir tudo.

Setúbal, uma boa surpresa


Na época transacta, o V.Setúbal garantiu a permanência no primeiro escalão do futebol nacional, quase por milagre na última jornada, depois de ter ido vencer a Naval, à Figueira da Foz. Conquistou 24 pontos no total das 30 jornadas da prova, e esta época em somente 23 jogos, já alcançou a marca de 37 pontos, estando em 4º lugar, na zona europeia, com até algumas possibilidades de alcançar a Liga dos Campeões. Está na final da Taça da Liga e nas Meias-Finais da Taça de Portugal. Mas como conseguiu um clube, com enormes dificuldades financeiras e um dos orçamentos mais baixos da liga, andar nestas andanças até tão próximo do término da temporada? Concerteza, que não será fácil de explicar, mas vou lançar alguns argumentos credíveis.
A razão porventura mais forte, terá sido a contratação de Carlos Carvalhal, um jovem técnico português, já com alguns créditos firmados, e que conhece bem os cantos à casa, tendo promovido o Vitória ao primeiro escalão na época e 2003/2004.
Em segundo lugar, a sua direcção, provavelmente em colaboração com a equipa técnica, optaram por não entrar em gastos desnecessários para as necessidades do Setúbal, e montaram um plantel curto (cerca de 20 jogadores), contratando criteriosamente cada jogador.
De Braga, veio o guarda-redes Eduardo, o médio Filipe Gonçalves e o extremo Matheus, a título de empréstimo, e Ricardo Chaves, a definitivo, este um regresso ao clube onde viveu as melhores épocas. O primeiro, depois de uma época fraquíssima em Aveiro, renasceu no Sado, sendo hoje um dos guarda-redes mais cobiçados da Liga, tendo já renovado contrato com os bracarenses até 2013. Matheus foi também uma surpresa, neste campeonato, revelando-se um ala veloz e goleador, tendo o SC Braga, feito regressar este jogador já em Janeiro, rendido às capacidades que este evidenciou na primeira parte da época. Do Gondomar, veio o bom central Robson no Verão, e o avançado Bruno Severino em Janeiro, para compensar a saída de Edinho para os gregos do AEK. Duas boas escolhas portanto. O médio Elias, proveniente do clube da capital do móvel, e com escola no FC Porto, Bruno Gama e Pitbull, emprestados pelos «dragões», vieram também colmatar lacunas, e são hoje pedras fulcrais da equipa setubalense. De Cláudio Pitbull, disse hoje Pinto da Costa, que pode muito bem estar de regresso ao Porto na época de 2008-2009.
Desta miscelânea, de boas opções directivas, quer a nível técnico, quer de jogadores, nasceu uma equipa, cuja união e entrega dos seus atletas está patente em todos os jogos disputados. Este factor, aliado a um sistema de jogo definido, simples e sistematizado, que explora e potencia da melhor forma a capacidade dos recursos humanos disponíveis, faz deste Vitória de Setúbal, uma das melhores equipas desta época 2007-2008.
Benficas, Sportings ou Bragas, esmagadoramente superiores a nível orçamental, com planteis bastante mais apetrechados e a realizar épocas muito aquém das expectativas, deviam envergonhar-se perante esta situação e analisar cuidadosamente este modelo, para verem como se deve pensar uma época e não voltar a repetir erros...
Venha a Taça da Liga!

domingo, 16 de março de 2008

Filhos da Academia

Como é do conhecimento geral, o Sporting Clube de Portugal, possui a melhor e mais completa escola de talentos a nível nacional e uma das melhores da Europa, só encontrando paralelo em alguns clubes da Holanda (Ajax por exemplo) e França.
E por isso, e devido à política actual do clube, que visa o aproveitamento dos jovens da fomação, ano a ano são lançados novos "produtos" da Academia, na equipa principal dos «leões», com elevadas taxas de sucesso. Muitos já não param pelos lados de Alvalade, espalhando o seu futebol de qualidade por essa Europa fora, tal como Cristiano Ronaldo, Nani, Figo, Simão ou Boa Morte, entre outros.
No actual plantel sénior, Rui Patrício, Paulo Renato, Miguel Veloso, Adrien, Pereirinha, João Moutinho, Yannick e Luís Paez, são neste momento os representantes da cantera leonina.
Nos escalões de formação pontificam por esta altura, alguns jovens com qualidade para a curto/médio prazo, serem promovidos ao plantel profissional do Sporting, como o jovem (17 anos) médio nigeriano Rabiu Ibrahim, campeão do mundo de sub-17 pelo seu país, e segundo os entendidos, portador de um talento, similar ao do seu mítico compatriota Jay Jay Okocha.
Contudo, parece-me ser do lote de jogadores formados no Sporting, e cedidos a título de empréstimo a outros clubes, que poderão sair as próximas estrelas do plantel «verde e branco», muito provavelmente já na próxima temporada.
Fica aqui a sugestão do Jogo por Jogo, em relação aos jogadores sportinguistas a "rodar" noutros clubes, com possibilidade, devido ao seu talento (são todos internacionais pelos escalões jovens de Portugal), de virem a ter êxito no Sporting e no futebol em geral.




Update: Champions League




O Liverpool conseguiu, mais uma vez, qualificar-se para os quartos-de-final da Champions League juntando um 1-0 frente ao Inter ao 2-0 da primeira mão, em Anfield Road. O Sorteio também já foi dado e os jogos da primeira mão serão dia 1 e 2 de Abril. Os desafios são os seguintes:

Dia 1:

Casa / Fora

As Roma x Man. United 20:45

Schalke 04 x Barcelona 20:45

Dia 2:

Casa / Fora

Arsenal x Liverpool 20:45

Fenerbahçe x Chelsea FC 20:45