sábado, 5 de abril de 2008

Sondagem Jogo por Jogo - Simon Vukčević eleito melhor jogador jovem (sub-23) da Bwin Liga

O médio e avançado montenegrino, Simon Vukčević, do Sporting Clube de Portugal, foi eleito pela comunidade Jogo por Jogo, por votação, como o melhor jogador jovem do campeonato, tendo sido estabelecido, que por jogador jovem entendia-se, qualquer jogador com idade, até aos 23 anos inclusive. A escolha, deste jogador, não é de estranhar, visto a excelente época que tem realizado, demonstrando garra, força, técnica e capacidade de remate, tendo marcado já por sete vezes na Bwin Liga.
Simon Vukčević nasceu, em Podgorica, no Montenegro (parte integrante da antiga Jugoslávia), a 29 de Janeiro de 1986.
Começou a dar os primeiros pontapés na bola, no FK Buducnost Podgorica, clube da sua terra natal, tendo ingressado aos 16 anos, nos escalões de formação do Partizan de Belgrado, um dos principais clubes, da então Sérvia e Montenegro. Em 2003, chegou finalmente aos séniores desta equipa, e em duas épocas, de preto e branco, efectuou 51 partidas no campeonato, tendo concretizado 13 remates certeiros. Contudo, em 2005/2006 Vukčević começou a ser acusado de não jogar para a equipa e de não estar 100% em forma. Foi então que se transferiu para a Rússia, para jogar no FC Saturn, numa transferência a rondar os 7 milhões de euros. O clube terminou o campeonato, num modesto 11º lugar, e Vuk, cansado de jogar num clube com tão poucas ambições, queria sair.
E é assim, que no verão de 2007, o Sporting adquire 50% do seu passe por cerca de 2 milhões de euros, depois de um período de adaptação, tornou-se em pouco tempo, titular e uma das estrelas da equipa. É um jogador combativo e versátil, pois tanto joga do lado esquerdo ou central do meio-campo, como na frente de ataque, fazendo dupla com Liedson. Em qualquer uma delas, realiza boas exibições, porém é a jogar no eixo do ataque, que melhor pode utilizar o seu potente e produtivo remate, bem como ganhar terreno sobre os centrais adversários, pois é uma espécie de "tractor técnico", com uma força física impressionante, aliada a uma boa qualidade técnica. É também bom, ao nível dos cruzamentos, efectuados, normalmente da esquerda para a direita (é esquerdino), de forma tensa. A nível defensivo, pode no entanto melhorar um pouco.
O caminho que Vukčević foi percorrendo nos sub-21 chamou a atenção do selecionador da Sérvia e Montenegro, Ilija Petkovic. A sua estreia foi em Fevereiro de 2005 num amigável frente à Bulgária, como substituto. Com a separação da Sérvia, do Montenegro, Vuk, escolheu o segundo como seu país, tendo-se estreado na sua actual selecção frente à Hungria (2-1), num jogo particular, em Março do ano passado.
Com 22 anos, e uma grande margem de progressão, espera-se que ainda melhore, podendo a médio prazo, ingressar num colosso do futebol europeu, e tornar-se num dos jogadores de referência deste continente.
É esperar para ver.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

Taça UEFA - Quartos-de-Final 1ªMão


Resultados:
Glasgow Rangers (Escócia) 0-0 Sporting (Portugal)
Bayer Leverkusen (Alemanha) 1-4 Zenit (Rússia)
Bayern Munique (Alemanha) 1-1 Getafe (Espanha)
Fiorentina (Itália) 1-1 PSV Eindhoven (Holanda)

Rangers-Sporting:

Sob a arbitragem do russo Yuri Baskakov, as equipas alinharam do seguinte modo:

Glasgow Rangers: McGregor, Broadfoot, Carlos Cuellar, Weir, Papac, Hemdani, Davis, Thompson, Ferguson, McCullogh e Darcheville (Novo, 72).

Suplentes: Alexander, Dailly, Whittaker, Burke, Boyd, Novo e Naismith.

Sporting: Rui Patrício, Abel, Polga, Tonel, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 70), Romagnoli, Vukcevic (Yannick, 75) e Liedson.

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Gladstone, Adrien Silva, Farnerud, Pereirinha e Yannick.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Ferguson (13), Izmailov (20), Grimi (55), Liedson (59), Weir (88).

O Sporting, último representante português nas competições da UEFA 2007-2008, arrancou em Glasgow, um empate sem golos, que lhe permite adiar totalmente a decisão da eliminatória para Alvalade. Num jogo em que os «leões», sem dominar, concentrados, controlaram o jogo do princípio ao fim, pressionando os escoceses, que não conseguiram tirar, grande proveito, do seu futebol essencialmente directo, exceptuando um período da segunda parte, em que encostaram um pouco o Sporting "às cordas". Contudo, pelo que se viu no global do encontro, o Sporting, mostrou que não é inferior a este difícil Rangers.
Resumindo, e já não falando em vitória, um empate com pelo menos um golo, seria bem melhor, não sendo este nulo de desprezar, podendo assim o Sporting, com o apoio do seu público, vencer, e qualificar-se para as Meias-Finais da Taça UEFA. Mas, não será nada fácil, pois os «protestantes», são superiores ao Bolton, já sem falar nos simpáticos suiços do Basileia.

Melhores do Sporting :
Moutinho, lutador
Polga, implacável
Veloso, recuperador

Melhores do Rangers :
Ferguson, tecnicista
Darcheville, destabilizador
Weir, seguro

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Arsenal 1 - 1 Liverpool / Fenerbahçe 2 - 1 Chelsea

A terminar a primeira mão dos Quartos-de-Final da Champions League, surgiu uma pequena surpresa para todos aqueles que apostam nos favoritos, nomeadamente, no desafio Fenerbahçe x Chelsea. Confiantes e organizados, os "blues" foram à Turquia com apenas a vitória na cabeça, para trazerem alguma vantagem quando jogassem em casa e evitar grandes surpresas. Porém, não foi o que aconteceu, e, o Chelsea, apesar de se ter adiantado no marcador desde cedo graças a uma infelicidade de Deivid, ( ex-Sporting) que executou um corte incompleto de um cruzamento, e viu o resultado ser completamente virado do avesso. O Fenerbahçe produziu uma primeira parte horrível, e os próprios jogadores admitem ter sido das piores desta época. A equipa esteve quase sempre permissiva, ao jogo rápido do Chelsea e aos seus possantes avançados. Mas a segunda parte iria ter um rumo totalmente distinto, com o Fenerbahçe a apontar o seu primeiro golo aos 65' por intermédio de Kazim e a ser mais dominante no jogo.


Quando ninguém estava à espera, o culpado Deivid, redimiu-se do seu auto-golo da melhor maneira, ao fixar o 2-1 para a sua equipa com um potente e preciso remate de longa distância à baliza de Petr Cech, que não conseguiu travar a bola. Os turcos surpreenderam, e agora o desafio em Stamford Bridge vai prometer muita expectativa, quem sabe se o Fenerbahçe não será o FC Porto ou Mónaco deste ano?
O golo de Deivid:





No outro desafio, os "reds" foram ao Emirates Stadium para demonstrar a sua já conhecida eficácia na Liga dos Campeões. Um bonito jogo de futebol, que teve. altos e baixos. e algumas situações mais caricatas.
Ambas as equipas entraram bem no jogo, jogando no seu estilo habitual, e como são dois oponentes que já se conhecem bem da liga inglesa não existiu qualquer fase de "reconhecimento" do adversário. Desde início que o Arsenal estava a apostar num ataque muito forte, já que Arséne Wenger não costuma lançar Adebayor logo no onze inicial, como fez ontem, enquanto que o Liverpool pretendia aguardar no seu meio-campo, que tem sempre jogadores de topo, à espera por uma boa situação de contra-ataque.
Aos 21' Emmanuel Adebayor demonstrou o porquê do seu espírito goleador, ao fazer bola bater nas redes de Pepe Reina, de cabeça, após cobranço de um pontapé de canto de Robbie Van Persie. Parecia que o encontro iria ter um rumo mais "gunner", mas a resposta do Liverpool foi tão rápida, que quase nem deu para festejar. Poucos minutos após o golo do Arsenal, Gerrard puxou de uma bola morta e furou a defesa do Arsenal antes de executar um cruzamento rasteiro para Dirk Kuyt que "à ponta-de-lança" encostou o pé e igualou a partida. O resto do jogo foi do estilo "atacas tu, ataco eu" com ambas equipas a terem momentos de grande inspiração sobre a outra, mas penso que o maior destaque deste encontro será a forma de como Bendtner tirou uma possível vitória aos "gunners" após um remate de Fabregas, com Reina já batido...vejam:

Binya. Bom ou mau jogador?


Será Binya, um bom e útil jogador, que "limpa" as bolas todas, ou um "tosco", sem nível para o Benfica? Esta, será porventura razão de debate, entre alguns adeptos de futebol. E é legítima.
O camaronês (é internacional), Gilles Augustin Binya (23 anos), foi esta época contratado pelo Benfica, ao MC Oran, da Argélia. Contudo, veio para ser emprestado, pois não cabia nas opções de Fernando Santos. Entretanto, com o mercado próximo do fecho, chega José António Camacho, que diz "não sr.", o Gilles fica, já não vai para o Estrela da Amadora. Não admira, num treinador que gosta deste tipo de jogadores operários, como demonstrou há uns anos, quando fez questão que Fernando Aguiar, um atleta muito pouco dotado tecnicamente, ficasse no plantel «encarnado» (uns anos mais tarde, veio Beto outro jogador idêntico, mas este não pela sua mão).
E assim foi. Binya, ficou no plantel do Benfica, para esta época.
Desde aí, demonstrou uma enorme aptência, para jogar à frente da defesa, sendo um trinco, que recupera inúmeras bolas, nas vezes que joga, não se podendo assim negar que ele é útil. É dos melhores jogadores da Europa, nos lançamentos laterais, assemelhando-se estes arremessos de mão, a verdadeiros cantos. Possui também, uma enorme disponibilidade física e agressividade na disputa de cada bola. Porém, essa tal agressividade, por vezes transforma-se em violência, como ficou bem evidente naquele célebre jogo em Glasgow, onde Binya foi expulso, prejudicou a sua equipa, e foi punido com seis merecidos jogos de suspensão. Para além disso, apesar da sua capacidade ao nível da recuperação do esférico, o seguimento que dá a este, não é muitas vezes o melhor, errando passes, e optando por soluções pouco acertadas, ao nível do rumo a dar à bola, e não é propriamente forte tecnicamente. Ok, podem dizer que Paulo Assunção, muitas vezes rotulado de jogador-chave, no FC Porto, também pouco faz com a bola nos pés, faz sempre passes muito curtos, para o lado, etc... É verdade sim, mas o que faz, normalmente faz bem, não arrisca muito, mas possui outra visão de jogo, que o jogador africano não tem, e uma eficácia a nível do passe a roçar os 100%. É um jogador cerebral, a "âncora" da equipa, um superior.
Em jeito de síntese, podemos então concluir que Binya, apesar de todas as características positivas enunciadas, que o podem até fazer merecer um lugar no plantel de um «grande», têm outras que fazem dele um jogador completamente vulgar, sem qualidade para alguma vez ser titular num bom clube. Contudo, pode até ser um bom suplente, nestes clubes, um jogador capacitado para entrar, nos momentos em que a equipa, precisa de mais um "guerreiro" para defender.
E só isso, a não ser que melhore alguns aspectos.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Destaques da Bwin Liga (até Abril)

Melhores Jogadores:

Guarda-Redes: Eduardo (V.Setúbal)

Defesas
: Bosingwa (FC Porto) , Róbson (V.Setúbal), Geromel (V.Guimarães)

Médios-Centro: Lucho González (FC Porto), Paulo Assunção (FC Porto), Rui Costa (Benfica)

Avançados/Extremos: Vukcevic (Sporting), Quaresma (FC Porto), Alan (V.Guimarães)

Pontas-de-Lança: Lisandro López (FC Porto), Liedson (Sporting), Cláudio Pitbull (V.Setúbal)

Melhor Jogador Jovem (Sub-23): João Moutinho (Sporting)

Melhores Treinadores: Jesualdo Ferreira (FC Porto), Carlos Carvalhal (V.Setúbal), Manuel Cajuda (V.Guimarães)

terça-feira, 1 de abril de 2008

AS Roma 0 - 2 Manchester United / Schalke 04 0 - 1 Barcelona


Da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2007/2008, já são conhecidos dois resultados, que, provavelmente, ditarão as equipas a passar às meias finais, já que os vencedores foram vencer os oponentes fora, o que como todos sabemos, dá uma grande vantagem aos clubes, permitindo assim uma 2ª mão mais "de gestão" de esforço do que propriamente futebol espectáculo. Mas não devemos esquecer aquando no ano passado, o Manchester United, após ter perdido 2 - 1 com a Roma na primeira mão, venceu os romanos em Old Trafford por um histórico 7 -1.
Do Roma-Manchester, gostaria de referir, a superioridade da Roma (que jogou no habitual 4x2x3x1), durante a maior parte do jogo, no plano da posse de bola, e da quantidade de tempo no meio-campo do adversário. Contudo, esse factor não teve relevância no resultado final, pois o Manchester, foi quase sempre mais equipa, forte a defender, fase defensiva essa em que o seu habitual 4x3x3 de ataque, se transformava numa espécie de 4x5x1, onde os espaços defensivos eram bem ocupados pelos seus jogadores, ficando somente Rooney no meio-campo adversário. Para além disso, foi mais eficaz na hora de rematar à baliza, concretizando nos dois golos, as poucas oportunidades que teve até ao segundo tento, onde Doni não fica isento de culpas. A partir daí a Roma do bom futebol, e da grande envolvência ofensiva dos seus laterais, quebrou, provavelmente devido à discrença anímica que se instalou. O Manchester podia ter dilatado, nesta fase, a vantagem por várias vezes, e controlou perfeitamente as investidas dos jogadores romanos. Lembro-me agora de um remate espectacular, e de primeira, de Cristiano Ronaldo, que bateu com violência na trave da baliza de Doni.
Ganhou, não a equipa que praticou o futebol mais bonito, mas sem dúvida, a melhor e mais experiente.
Gostaria também de referir, que as ideias estereotipadas, de que as equipas italianas, ou inglesas, jogam "assim ou assado", deveriam acabar de uma vez por todas, ao contrário do que muitos comentadores, fazem crer, pois num futebol cada vez mais globalizado, as identidades nacionais, são cada vez menos visíveis, na forma de jogar das equipas, principalmente numa competição de alto nível, como a Liga dos Campeões. E hoje isso foi notório.

Golos Roma-Man Utd : 0-1, Cristiano Ronaldo, 39' ; 0-2, Rooney, 66'

Golos Schalke-Barça : 0-1, Bojan Krkic, 12'

Ambas, as equipas hoje vencedoras, com um "pé e meio", nas Meias-Finais da UEFA Champions League.




segunda-feira, 31 de março de 2008

Sondagem Jogo por Jogo - Eduardo eleito melhor guarda-redes da Bwin Liga

Depois, de Lucho González ter sido eleito, como melhor jogador da Liga no geral, Eduardo foi escolhido pelos visitantes do Jogo Por Jogo, como o melhor jogador entre os postes. Numa votação muito disputada, com Hélton e Quim, com percentagens muito próximas do guardião setubalense, e com Stojkovic, segundo guarda-redes do Sporting, a levar curiosamente vantagem, sobre o titular Patrício, Eduardo venceu. Talvez, não tenha sido pelo seu valor absoluto, que ganhou a sondagem, mas sim pela época que está a realizar, bem como a sua equipa. Mas o facto é que este guarda-redes é de facto bom, e tem sido umas das peças fundamentais na boa campanha do Vitória de Setúbal, tendo sido o principal obreiro do triunfo da final da Taça da Liga, defendendo três grandes penalidades. Mas quem é Eduardo?
Eduardo dos Reis Carvalho, nasceu em Mirandela, no dia 19 de Setembro de 1982, e realizou quase toda a sua carreira profissional, em Braga, onde sem oportunidades, dividiu-se entre a baliza do Braga "B" e o banco de suplentes da formação principal. Poucos o conheciam, até que o ano passado, ingressou a meio da época, por empréstimo, no aflito Beira-Mar, que lutava sofregamente, para não descer, o que acabou por não conseguir evitar. No clube de Aveiro, agarrou a baliza, mas pouco ajudou o clube, tendo revelado insegurança em alguns jogos, como naquele 0-5 frente ao FC Porto, quando sofreu um monumental "frango". Não tinha então grande credibilidade, até que Carlos Carvalhal, que o conhecia de outras paragens, o convidou para jogar em Setúbal. Eduardo aceitou, e foi a melhor opção que poderia ter tomado. Fundamental no Vitória, em várias competições, este titular indiscutível, revelou também jeito para defender penalties, e é neste momento falado, como possibilidade, para completar o trio de guarda-redes luso, no Euro 2008. Está ligado contratualmente ao Sporting de Braga, e renovou contrato até 2013, falando-se que para o ano vai voltar ao clube base, para ser finalmente titular deste.
De besta a bestial, foi um instante...

FC Porto 2 - 1 Belenenses - As reviravoltas estão na moda!

Neste último domingo, o FC Porto deslocou-se ao Estádio do Restelo para defrontar o Belenenses, a única equipa que conseguiu pontuar no Estádio do Dragão. Este confronto prometia testar a vontade dos "azuis e brancos" em agarrar de uma vez por todas, o já quase garantido tricampeonato. Porém, os comandados de Jorge Jesus não estavam na disposição de deixar o Porto chegar à vantagem e queriam surpreender os "dragões" desde muito cedo. A primeira parte viu um Belenenses, mais "faminto" e sempre a tentar explorar lances de contra-ataque rápidos, tendo alguns levado Hélton a esticar-se bem. Já o Porto, ia conseguindo atacar com remates tendenciosos ao ângulo inferior direito da baliza do Belenenses, mas com Júlio César a limpar o perigo. Aos 41', Rúben Amorim foi encontrar Weldon com um cruzamento bem colocado e que com alguma desatenção da defesa do Porto, permitiu isolar o brasileiro Weldon, que, em frente a Hélton, justificou os 7 golos que já leva na competição.
Após o intervalo, o Porto voltou mais forte, um pouco como em Matosinhos, talvez para ter ainda tempo de experimentar algo de novo neste confronto, mas a verdade é que o Belenenses teve muito crédito neste encontro. Apesar disso, Lisandro López o matador do costume, conseguiu aos 49' empatar a partida com um potente remate por entre as pernas de Rolando e que deixou Júlio César batidíssimo. Por volta dos 70' uma grande asneira de Paulo Assunção, que fez uma exibição muito abaixo do esperado, obrigou a que Pedro Emanuel derrubasse de forma perigosa o avançado Weldon, e apesar de não ter sido uma entrada propriamente violenta, foi num lance de ataque rápido, e Pedro apenas viu o cartão amarelo, o que deixou tanto equipa do Belenenses, como adeptos em puro choque. O jogo continuava com mais do mesmo, e o relógio apertava tanto para um lado como para o outro, tentando os treinadores refrescar as equipas com as entradas de Kazmierczak no Porto, e João Paulo e Rafael Bastos no Belenenses. Aos 93 minutos, foi assinalada uma penalidade feita sobre Quaresma, que a mim não me cabe comentar, porque não sou árbitro, mas apenas admito que da posição onde Lúcílio estava, o lance aparentava obviamente para "penalty". E assim foi, Lucho não perdoou e apontou então o decisivo 1 - 2 para os portistas.
Um jogo com bom futebol curto do Belenenses, bons lances individuais do Porto, e bastantes interrupções.
Curiosidade: Ao longo do jogo sempre se ouviu o latir de um cão, pois bem, pelos vistos a segurança do Estádio do Restelo decidiu levar cães polícia desta vez, numa sugestão que deveria ser levada a cabo em jogos mais perigosos....


Melhor em Campo: Lucho González, nota 8
Melhor do Belenenses: Silas, nota 7

Violência "Tiffosi"



O Juventus-Parma, marcado para Domingo à tarde em Turim foi adiado, depois dos responsáveis de ambas as equipas terem chegado a esse consenso. No dia em que morreu atropelado por um autocarro de adeptos da Juventus, um adepto do Parma, supostamente de forma acidental, gostaria de fazer referência a alguns episódios recentes, passados em Itália, também acidentais, mas com contornos mais graves e violentos.


Incidentes
:

2 de Fevereiro de 2007
A federação italiana, foi obrigada a suspender todos os jogos marcados para o fim-de-semana posterior, ao incidente que resultou na morte de um polícia, atingido por um artefacto explosivo. Esta situação aconteceu, após os adeptos sicilianos, do Catania e do Palermo, se terem envolvido numa espécie de batalha campal. Nove apoiantes do Catania, foram nesse dia detidos pelas autoridades.

11 de Novembro de 2007

Adepto da Lázio morre, após rixa entre adeptos romanos e da Juventus, numa área de serviço, perto de Arezzo, na região da Toscana. Terá sido atingido, por uma bala perdida, proveniente da arma de um agente policial, que tentava impôr alguma ordem na situação.

Conclusão:

O governo e federação italiana, já não sabe mais que fazer, para impedir a violência que se verifica num país, em que os clubes estão associados a facções políticas radicais, desde os comunistas da Fiorentina, aos fascistas da Lazio. As rivalidades regionais entre clubes são também intensas, começando pela de Roma, passando pela de Milão, terminando na de Turim, não descurando a siciliana. Existe também uma espécie de guerra Norte-Sul, com os adeptos e cidadãos nortenhos, a não gostarem dos sulistas, como os de Napóles.
Nesta "Argentina da Europa", o futebol mata mesmo, não parecendo haver solução para este problema de cariz essencialmente social, e que tem proporcionado alguns casos trágicos. Ao pé, deste caso, o nosso futebol português, muitas vezes exageradamente considerado pelos media como violento, parece até uma simples "brincadeira de meninos", bem como o mito, de que em Inglaterra há muitos hooligans, quando na realidade nada por lá se passa.
A solução poderá passar por medidas drásticas, judiciais e desportivas, ao nível das tomadas no caso Calciocaos.

Naval 1º Maio 1-4 Sporting CP - 24ª Jornada Bwin Liga


Golos: 1-0, Marcelinho 11'; 1-1, Miguel Veloso 20'; 1-2, Liedson 22'; 1-3, Liedson 36'; 1-4, Yannick 80'

Quando o futebol é praticado, num relvado com as dimensões do da Naval (as mais reduzidas da bwin Liga, muito abaixo da média), inadmissíveis para um clube que joga no primeiro escalão, não se pode exigir que o espectáculo seja bom, dada a tremenda falta de espaço. E este jogo, não fugiu à regra.
O futebol, que ambas as equipas jogaram, foi lento, pachorrento e mastigado, com o Sporting a ter sempre o domínio do jogo, com alguns lances bem delineados. Contudo, a Naval chegou primeiro ao golo. Após um canto, e corte de Miguel Veloso, a bola sobrou para o extremo Marinho, que perante a apatia do seu opositor, cruza para área, onde o goleador brasileiro Marcelinho, aproveita a confusão entre Rui Patrício e Gladstone, e oportuno faz o seu nono golo no campeonato. Pensou-se que seria o príncipio de mais uma derrota fora de portas, mas os «leões», não se deixaram intimidar, fizeram boas jogadas, foram eficazes na hora de chutar à baliza, chegando ao intervalo já a vencer por 3-1. O golo do empate, livre directo na direita, concretizado por Miguel Veloso (que voltou hoje às exibições seguras), um tento de belo efeito, indefensável para Wilson Júnior, que saiu pouco depois lesionado, no lance do segundo golo.
Na segunda parte, Yannick Djaló de cabeça após um canto de Veloso na esquerda, fecha o marcador, demonstrando que está bem recuperado da lesão. Os minutos finais, não tem grande história, com o Sporting, a gerir o largo resultado, e a Naval, a tentar sem perigo, reduzir a desvantagem. Gostava de referir, que Gladstone, mais uma vez, apesar de não ser mau de todo, não possui argumentos que justifiquem a sua aquisição definitiva, por parte do Sporting.
A nível da arbitragem, nada a assinalar.
Resumindo, tivemos um jogo de um nível, que pode ser considerado bom do Sporting, e uma Naval muito "tenrinha" para os «leões», apresentando muitas falhas a nível defensivo, mostrando o porquê da sua baixa posição na tabela classificativa.
Os de Alvalade, não descolam assim da perseguição, ao pelotão da Liga dos Campeões, constituído por Benfica e Vitória de Guimarães.

Melhor em Campo: Liedson, Nota 8
Melhor da Naval: Marinho, Nota 5