sexta-feira, 30 de maio de 2008

Quem é Alexander Frei?

Na tentativa de impressionar o mundo, a principal anfitriã deste Europeu 2008, a Suiça, vê Alexander Frei como uma das suas principais armas rumo à grande final.
Para quem desconhece Alexander, ou simplesmente não conhece muito acerca deste avançado, fica aqui a sua história...
Frei iniciou a sua carreira no FC Basel, um clube suiço, por volta de 1997, e onde ficou apenas um ano. Nos 5 anos seguintes marcou presença noutros clubes suiços tendo ficado um ano no FC Thun, outro no FC Lucerne e 3 no Servette FC (pelo qual foi campeão em 2001), onde efectuou um registo de 36 golos num total de 64 jogos. Seguiu-se o clube onde foi mais famoso, o Stade Rennes da Ligue 1, em França, e onde, em 2004/2005 atingiu o estatuto de melhor marcador da liga francesa com 20 tentos apontados. Actualmente joga no Dortmund da Alemanha, um clube com muita história, e é conhecido por ter um apurado faro de golo. O seu espírito lutador torna-o num avançado bastante temível para qualquer guarda-redes, em especial se tivermos em conta a sua habilidade no 1-contra-1.
Alexander Frei é certamente um jogador a tomar em conta para qualquer selecção que enfrente a Suiça.
Como não poderia deixar de ser, no JogoporJogo gostamos provar o que dizemos com vídeos esclarecedores. Façam o favor...






Curiosidade: Durante o Euro 2004, durante um jogo contra a Inglaterra, Alexander foi filmado naquilo que parecia uma "cuspidela" a Steven Gerrard, sendo que mais tarde foi penalizado com uma suspensão de 15 dias. Contudo, acabou por ser ilibado e ficou provado que nada se passou.

Quem é Zlatan Ibrahimovic?

Alto, possante, habilidoso e sueco. É assim que melhor descrevemos Zlatan Ibrahimovic, jogador do Inter de Milão e um dos grandes talentos do futebol moderno. Nascido a 3 de Outubro de 1982, sempre teve altos e baixos no seu rendimento, já que esteve muitas vezes limitado às adaptações a diferentes categorias futebolísticas. O seu primeiro grande clube foi o Ajax, onde, aos 18 anos, já prometia ser uma promessa mundial graças a exibições muito positivas e um importante golo de ouro na taça dos Países Baixos. Entretanto foram surgindo mais clubes interessados como por exemplo a AS Roma, porém o Ajax não estava muito ansioso para ver este jovem abandonar tão cedo o clube.
Surgiu, entretanto, o Euro 2004, que foi, definitivamente, onde Zlatan se demonstrou mais e onde provou a muitos clubes o seu indiscutível valor. No final da época desse mesmo ano, Zlatan recebeu um "convite" de 19 milhões de euros para ingressar na "Vecchia Signora" de Itália, a Juventus, onde viria a provar que valia tanto ou mais do que a quantia pela qual foi comprado.
Como não era, claramente, um jogador veterano da Juventus, optou por sair, aquando da condenação desta à Série B da Liga Italiana, sendo que se transferiu para o Inter de Milão onde está a jogar actualmente, e bem.
Contudo, neste post optámos por deixar um vídeo mostrar-vos as capacidades gargantuanas de Zlatan Ibrahimovic...




Curiosidade: O faro de jovens-estrela que Arsène Wenger possui não deixou passar Zlatan como despercebido, e, aos 19 anos, ainda no Malmö da Suécia, recebeu um convite para se juntar aos "gunners". Porém, o Malmö não quis perder a sua maior estrela, sendo que por isso recusou a contratação.

A rescisão de Assunção...

O trinco do FC Porto, Paulo Assunção, anunciou recentemente a sua rescisão da equipa «azul e branca» por intermédio da Lei Webster, sendo que é a primeira vez que um jogador, em Portugal, evoca esta lei para se desprender do clube a que pertence. Muito sucintamente, esta lei permite aos jogadores que estejam a jogar por um clube estrangeiro, e cujo clube já representaram por 3 anos sobre o contrato, que possam abandonar o clube na condição de pagarem uma "ligeira" indemnização ao clube onde estiveram ( trata-se do valor total dos vencimentos que iriam receber até ao final do contrato ).
Quanto a Paulo Assunção, o seu destino é incerto, e desconhecidos são os seus motivos para o afastamento dum clube onde praticou muito bom futebol, em especial nesta última época 07/08. Porém, acreditamos que virá tudo a ser esclarecido, mas sabemos que, apesar de ter estado ao seu mais alto nível, não foi muito feliz.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estudo - Euro 2008


Com o Euro 2008 a aproximar-se, muitas vezes terá surgido a questão entre os adeptos: Qual será o Grupo mais forte? Na prática, só saberemos depois de ver e analisar os jogos e os resultados, mas num plano teórico, o Jogo por Jogo, vai tentar prever. O estudo consiste na soma das posições das equipas de cada grupo no Ranking FIFA, e posterior divisão por quatro. Iremos obter a média de posições no Ranking de cada grupo, o que nos indicará na teoria, qual o grupo que possui, à partida, maior nível qualitativo.




Países / Classificação no Ranking FIFA

Grupo A

Portugal - 9º
Turquia - 25º
República Checa - 6º
Suiça - 48º

Grupo B

Alemanha - 5º
Polónia - 27º
Croácia - 13º
Áustria - 101º

Grupo C


Itália - 3º
Holanda - 10º
França - 7º
Roménia - 12º

Grupo D

Espanha - 4º
Rússia - 25º
Grécia - 8º
Suécia - 23º

Médias:

Grupo A - 22,0
Grupo B - 36,5
Grupo C - 8,0
Grupo D - 15,0

Análise:

Como seria de esperar, foi o Grupo C (vulgarmente considerado como o "Grupo da Morte"), que apresentou a média de posições mais elevada. Mas neste caso nem seria necessário proceder a qualquer estudo, de tão evidente que é esta conclusão, dada a conhecida qualidade das equipas presentes.
Segue-se o Grupo D e A, por esta ordem, o que é perfeitamente natural.
O grupo, em que aparentemente a qualidade não abunda tanto em média, será o B, para o qual muito contribui a péssima posição da Áustria no Ranking FIFA (101º). Aliás, com todas as restantes selecções no top-50 mundial, a classificação austríaca (nem nos 100 primeiros), a juntar com o que se conhece desta selecção, em termos de jogadores e resultados recentes, só pode indicar que muito pouco se poderá esperar deste co-organizador do Europeu. Os candidatos ao triunfo, parecem ser mesmo 15...+ a Áustria. Mas a ver vamos.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Convocatória de Luiz Felipe Scolari


Como não podia deixar de ser, mais uma vez a convocatória nacional, para uma grande prova internacional, gerou alguma polémica. E tal facto é incontornável, pois cada adepto, entendido ou não, tem sempre a sua própria opinião, que, por vezes, colide com a do seleccionador. Porém concorde-se ou não, não pode nunca ser esquecido que é este que conhece verdadeiramente os jogadores extra-relvado. O Jogo por Jogo não vai deixar passar em branco esta situação. Contudo, este artigo vai incidir sobre factores objectivos, sobre os pontos fortes e fracos de cada jogador e o que ele pode, ou não oferecer, e não em apreciações de carácter subjectivo. Iremos também falar de potenciais convocáveis, que não irão ao Euro 2008, e o que cada um poderia acrescentar à selecção.
Aqui vai!

Guarda-Redes:

Ricardo-
+ Experiência em provas internacionais
+ Forte na defesa de grandes penalidades
+ Agilidade dentro dos postes
- Época não muito conseguida no Bétis
- Debilidades graves na saída dos postes, como por exemplo nos cruzamentos

Quim-
+ Época regular no Benfica
+ Segurança que empresta à equipa, sem ser espectacular
- Fragilidade na abordagem a lances de bola parada
- Inexperiência em provas internacionais de selecções

Rui Patrício -
+ Agilidade e reflexos
+ Oportunidade de aprender no Euro, para no futuro ser verdadeiramente útil à selecção
- Elevado grau de inexperiência e imaturidade como ficou patente nos jogos pelo Sporting
- Não é ainda neste momento, um bom guarda-redes, pelo que não oferecerá qualquer concorrência a Quim e a Ricardo

Defesas:

Paulo Ferreira-
+ Polivalência, joga em qualquer posição da defesa, cumprindo sempre
+ Experiência ao mais alto nível
+ Segurança a defender
- Época em que nem sempre foi opção no Chelsea
- Pouca propensão atacante

Bosingwa-
+ Capacidade física impressionante, é resistente e veloz, sobre e desce na ala com uma disponibilidade enorme, não perdendo quase nunca a posição
+ Propensão atacante elevadíssima
- Por vezes sobe de mais no terreno

Ricardo Carvalho-
+ Experiência internacional
+ Poder de antecipação, marcação e jogo aéreo notáveis
+ Velocidade, é rápido a recuperar
+ Integra-se bem no processo ofensivo da equipa, saindo bem a jogar e a dar apoios
- Estatura física fraca para um central, o que lhe retira poder de choque

Pepe-
+ Capacidade física impressionante, têm poder de choque e velocidade elevada
+ Apoia o ataque bem, recuperando rapidamente posição, fruto da sua rapidez
+ Técnica muito razoavél para um central
- Pouca estabilização mental, levando-o, por vezes, a fazer acções desnecessárias

Bruno Alves-
+ Poder atlético, pois é alto e denso fisicamente
+ Jogo aéreo fortíssimo
- Excessiva virilidade, que o leva a cometer faltas inúteis e prejudiciais à equipa
- Apesar da evolução que têm registado, é limitado tecnicamente

Fernando Meira-
+ Bom na marcação e jogo aéreo
+ Capacidade de jogar como trinco, em situação de recurso diga-se
+ Está rotinado, a jogar com Ricardo Carvalho
- É lento e "duro de rins"
- Pela razão acima referida, raramente apoia a equipa no processo ofensivo

Miguel-
+ Velocidade e propensão ofensiva
+ Bom a nível do cruzamento
- Não é tão forte a defender como a atacar
- Estado físico duvidoso nesta altura

Jorge Ribeiro-
+ Polivalência, em caso de necessidade
+ Remate forte e colocado, o que valeu muitos golos no Boavista
+ É esquerdino, e como a selecção possui poucos, é sempre uma característica a ter em conta
- Pouca rotina a jogar a lateral esquerdo, pois foi quase sempre médio no Boavista
- Apesar de não ser mau em nenhuma, não é um jogador de referência, quer a lateral esquerdo, quer a médio centro

Médios
:

Petit-
+ Profissionalismo, nunca virando a cara a luta
+ Força a nível da recuperação de bola
+ Intensidade na disputa dos lances
- Falta de inteligência táctica
- Estado físico duvidoso, devido às muitas lesões que teve ao longo da época

Miguel Veloso-
+ Polivalência, apesar de ser no meio-campo, que mais rende
+ Bom na marcação de bolas paradas
+ Bom sentido posicional
+ Qualidade no passe, quer no critério, quer na execução
- É um pouco lento
- Por vezes não está nas melhores condições físicas
- Não apresenta grande intensidade

João Moutinho-
+ Profissionalismo, intensidade e capacidade de luta
+ Cultura táctica, o que lhe permite actuar em várias posições do meio-campo com qualidade
+ Bom a nível do passe, tomando quase sempre a opção correcta
+ Capacidade física impressionante, jogando milhares de minutos, sempre com regularidade
- Baixa estatura e densidade física

Raúl Meireles-
+ Capacidade física extraordinária, correndo quilómetros com uma regularidade atroz
+ É forte tacticamente, não dá nas vistas, mas é um jogador de equipa excelente
+ Joga simples, nunca complicando as jogadas
+ Têm um bom remate de meia distância
- Falta de criatividade
- Pouca "rodagem" na selecção "A"
- Instável em papéis defensivos

Deco-
+ Visão de jogo, colocando a bola em companheiros em óptima posição
+ Capacidade técnica e criatividade impressionante
+ Apesar de ter funções, normalmente mais ofensivas, é bastante forte na hora de defender
+ Experiência internacional
- Problemas familiares e físicos, que o importunaram ao longo da época, podem influenciar negativamente, a sua prestação durante o Euro

Extremos / Avançados
:

Cristiano Ronaldo-
+ Poder físico impressionante
+ Velocidade estonteante
+ Diagonais implacáveis
+ Mais valia técnica e criativa
+ Forte no 1x1
+ Capacidade goleadora
+ Experiência internacional elevada apesar da idade
+ Condições psicológicas vantajosas na "ressaca" da época brilhante que teve em Manchester
- Desgaste físico exagerado, provocado pela longa e intensa época que efectuou
- Enquadramento num sistema táctico, que não potencia tanto as suas capacidades, como o do Manchester

Nani-
+ Força e capacidade de aceleração
+ Qualidade técnica e criatividade
+ Forte no 1x1
+ Qualidade nos cruzamentos para a área
- Individualismo
- Imaturidade e experiência ainda reduzida, na alta roda internacional

Simão-
+ Polivalência, pois pode fazer quase todas as posições mais ofensivas
+ Realizou uma boa época no Atlético de Madrid
+ Velocidade
+ Qualidade nas bolas paradas, quer livres, quer penalties
- Apresenta normalmente, um rendimento pouco mais que mediano na selecção nacional
- Fragilidade física

Ricardo Quaresma-
+ Técnica e criatividade elevadas
+ Bom remate, que lhe vale sempre um número assinalável de golos por época, marcando muitos de "trivela", um movimento que já é típico seu
+ Fortíssimo no 1x1
+ Cruza bem
- É exageradamente individualista, fazendo a equipa perder muitas bolas
- Não se preocupa, normalmente, com tarefas defensivas
- É a antítese de um jogador de equipa, não gosta de ser substituído, por exemplo, e reage bastante mal a isso

Pontas-de-Lança:

Nuno Gomes-
+ Mobilidade, não se prendendo aos centrais, recuando dando apoios e caindo na ala, permitindo a diagonal de outro jogador
+ É culto tacticamente, inteligente a jogar
- Realizou uma época apagada no Benfica, com inúmeras lesões
- Não é muito forte a rematar à baliza, falhando, por vezes, golos fáceis

Hugo Almeida-
+ Estatura e densidade física elevadas
+ Capacidade goleadora, que sem ser extraordinária, é excelente para o normal de um avançado português
+ Experiência adquirida na Alemanha
- Ainda não realizou muitos jogos pela selecção
- Fraca mobilidade, constrastando com os outros pontas-de-lança da selecção

Hélder Postiga-
+ Mobilidade
+ Boa técnica, segura bem a bola
+ É um jogador de equipa, combina bem com os colegas
- Instável psicologicamente, está sempre a mudar de clube, e nunca se afirma verdadeiramente em nenhum
- A sua capacidade goleadora tanto vai como vêm, tem largos períodos em que se apresenta muito perdulário neste capítulo, falhando golos incríveis

Quem ficou de fora?

Maniche-

Apesar de não ter realizado épocas estáveis ultimamente, fez duas fases finais de competições de selecções, impressionantes. Está rotinado no meio-campo da selecção, e acrescentaria mais dinâmica a esse sector, pois é um médio, que tão rapidamente está a defender, como no momento a seguir aparece na área a criar desequilíbrios, e por vezes mesmo a finalizar. É um médio "box-to-box" completo, quando está no pico da sua forma física e mental.

Caneira-

Não deslumbra em nenhuma posição, mas é tacticamente culto e fiável, realizando qualquer das posições da defesa em bom plano, oferecendo segurança defensiva acima de tudo. Se tivesse sido convocado, poderia fazer o lugar de dois defesas, dada a sua versatilidade, reduzindo-se o número de efectivos nesse sector, acrescentando-se um elemento extra no meio-campo ou ataque na convocatória.

Tiago-

Fez uma época para esquecer, fruto também do esquema táctico utilizado por Claudio Ranieri. No sistema da selecção enquadrar-se-ia perfeitamente. Oferecia qualidade de passe e circulação de bola acima de tudo, apesar de não ser rápido, nem dinâmico nos seus movimentos.

Manuel Fernandes-

Têm como contra, não ser nada fiável em termos dos seus comportamentos, como se têm verificado época após época. Também ainda não é muito experiente. Porém, é bom tecnicamente e têm capacidade física, pelo que é sempre uma opção a ter em conta.

Paulo Assunção-

Naturalizou-se português, e poderia ter sido convocado por Scolari. Uma excessiva "abrasileiração" da selecção pode ser prejudicial, mas em termos futebolísticos seria uma mais valia. Não é nada criativo, nem faz passes longos, mas é tacticamente exemplar e tem bom posicionamento, parecendo adivinhar onde a bola vai cair. No processo ofensivo, não deslumbra, mas joga sempre muito simples e curto, nunca comprometendo este. Apesar de tal hipótese não ser indiscutível, tinha capacidade para ser o médio-defensivo titular.

Eduardo-

Apareceu finalmente na primeira divisão, e na época que passou em Setúbal as coisas correram-lhe bem. Sem ser um guarda-redes extraodinário, demonstrou ser quase sempre seguro e fiável, pelo que apesar das escassas probabilidades de vir a jogar, a presença entre os três eleitos para a baliza, não lhe ficaria mal. Seria como um prémio pela boa época realizada.