quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quem é Edwin Van der Sar?



Experiência e veterania são importantes no futebol, principalmente nos momentos chave. Por isso, a “laranja mecânica” terá um grande ponto forte na defesa da sua baliza.
Edwin Van der Sar nasceu a 29 de Outubro de 1970. Foi descoberto pelo técnico Van Gaal, na altura em que era ainda técnico-adjunto no Ajax de Amesterdão. Só após três anos no clube é que conquistou a titularidade. Teve grandes épocas na equipa holandesa, em que ganhou a Taça UEFA em 1992, a Liga dos Campeões (numa equipa de jovens talentosos como Davids ou Seedorf), a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental em 1995. Considerado o melhor guarda-redes europeu, o holandês era cobiçado por grandes clubes, o que o levou à Juventus, em 1999, clube em que, infelizmente, as coisas não correram bem, acabando com a sua transferência para o Fulham, devido à contratação de Buffon pela Juventus. Foi nesta equipa, onde esteve desde 2001 até 2005, que Van der Sar voltou a ser grande, contribuindo para a permanência da equipa na Premier League. Posteriormente, Edwin foi contratado pelo Manchester United. O guarda-redes voltou aos grandes momentos que tinha vido no Ajax, tendo, até agora, ganho dois campeonatos, uma Taça da Liga, uma Community Shield e uma Liga dos Campeões, onde defendeu uma grande penalidade que ditou a vitória da sua equipa contra o seu rival inglês, o Chelsea.

No campo, Edwin Van der Sar é um guarda-redes com um excelente jogo de mãos, embora não tenha uma grande agilidade, devido à sua altura (1,97m). É um especialista em grandes penalidades, o que dará um maior favoritismo à sua selecção no desempate após prolongamento.
CURIOSIDADES:
- Edwin Van der Sar não jogou sempre a guarda-redes, pois até aos oito anos era jogador de campo. Num jogo em que o guarda-redes da sua equipa se ausentou, o seu treinador mandou-o ir para a baliza, por causa da sua altura.
- O holandês, antes de ir para o Ajax, estava muito mais preocupado com os estudos do que com o futebol, pois queria obter o diploma de comerciante e abrir uma loja na sua cidade natal, jogando futebol por lazer.



terça-feira, 3 de junho de 2008

Quem é Franck Ribery?

Pode não ter uma cara das mais amigas, mas em campo ninguém "desfila" como ele.
Franck Ribery, francês, é um médio-ofensivo nascido a 7 de Abril de 1983 e que muitos consideram como o sucessor do craque Zinedine Zidane. Iniciou a sua carreira em 2001 no US Boulogne e desde ai foi-se transferindo para vários clubes, nomeadamente turcos. O mais conhecido deverá ser o Galatasaray, onde jogou em 2005, até se transferir para o Olympique Marseille, que foi, de certo, onde teve as suas melhores épocas, até porque recebeu a melhor das "recompenas" : um lugar na seleção francesa no Mundial de 2006. Obviamente, provou o seu valor e 2007 acabou por ser o seu último ano no Marselha, tendo partido rumo à Alemanha, para jogar ao serviço do "gigante" Bayern de Munique.
Ribery é um jogador determinado e muito lutador, finta bem sob pressão e é perito em perfurar a área pelas linhas. Com o seu estilo bruto promete não fazer a vida fácil aos sectores defensivos das outras seleções.
Desta vez, além do habitual vídeo que demonstra as suas capacidades e o que já fez, colocamos outro que por sua vez se trata dum "confronto" amigável entre Ribery e Luca Toni, incluindo alguns desafios menos habituais...






O Confronto




Curiosidades: Possui uma grande cicatriz no lado direito do seu rosto, proveniente dum acidente de carro que teve com os seus pais quando tinha 9 anos. Enquanto que os seus pais não sofreram danos consideráveis, Ribery teve de ser sujeito a algumas cirurgias plásticas.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Sondagens Jogo por Jogo - Bwin Liga 2007/2008


Ao longo de meses, os visitantes do Jogo por Jogo, votaram nas nossas sondagens "Melhores do campeonato". Agora serão apresentados os resultados finais (quase todos já conhecidos), de acordo com as escolhas dos votantes.

Melhores do campeonato 2007/2008:

Melhor jogador - Lucho González (FC Porto)

Jogador revelação
- Tarik Sektioui (FC Porto)

Melhor jogador jovem (sub-23)
- Simon Vukcevic (Sporting CP)

Melhor guarda-redes
- Eduardo (V. Setúbal)

Melhor treinador
- Manuel Cajuda (V. Guimarães)

Quem assim não votou, sugiro que reclame...

domingo, 1 de junho de 2008

Hélder Postiga no Sporting

É oficial e surpreendente. Hélder Postiga é mesmo reforço do Sporting, para as próximas três épocas (com mais uma de opção). O Sporting pagou 2,5 milhões de euros por metade do passe, o que não pode ser considerado muito, dado o seu valor. O jovem extremo da formação leonina, Diogo Viana, está também envolvido no negócio e vai ingressar no FC Porto, sendo curioso verificar como vai evoluir. Postiga terá aproveitado, a mini-folga na selecção, para tratar dos últimos detalhes. Desde 2002/2003 (no FC Porto vencendo a Taça UEFA), que o jogador nunca mais fez uma grande época. Em 2003/2004 não se adaptou de todo ao futebol inglês, não vingando no Tottenham. O FC Porto voltou a contratá-lo para a época 2004-2005, mas nunca mais se afirmou completamente na equipa dos «dragões». 2004-2005 não foi de todo uma grande época para voltar, pois foi a temporada de transição pós-Mourinho, ou seja, uma época imprópria, para qualquer jogador brilhar no clube. Em 2005-2006, prometeu muito na pré-época, com Adriaanse a querer fazer dele uma espécie de médio-ofensivo, mas incompatibilidades com o holandês logo a seguir à segunda jornada, arrastaram-no para um empréstimo de meia época aos franceses do St. Etienne, por forma a actuar com regularidade para poder participar no Mundial 2006. E assim foi. Em 2006-2007, após a ruptura de Co Adriaanse com o FC Porto, regressou, para jogar no plantel às ordens de Jesualdo Ferreira. Depois de uma primeira metade da época de qualidade, e produtiva em termos de golos (10), eclipsou-se estranhamente na segunda metade, sendo o seu lugar ocupado pelo brasileiro Adriano. Este ano também quase não foi opção, sendo emprestado ao Panathinaikos de José Peseiro, a partir de Janeiro, com o mesmo objectivo do seu primeiro empréstimo em França.
Contudo, em jeito de balanço da sua estadia no FC Porto (a segunda, 2004-2008), julgo que foi quase sempre mal aproveitado, pelos sucessivos treinadores que foram chegando ao clube, não tendo as oportunidades devidas em algumas temporadas. Porém tal situação pode-se ter devido a factores extra-desportivos. A primeira metade 2006-2007 foi rara excepção. É um avançado, que não faz da marcação de golos o seu forte (embora em certas épocas marque até um número considerável), mas que é útil a qualquer equipa, pois apresenta mobilidade, não se prendendo aos centrais, alguma capacidade técnica (é um jogador que segura bem a bola, e joga bem de costas para a baliza) e inteligência táctica. No capítulo da concretização, em épocas em que a confiança está em alta, é também bom. O seu maior adversário parece ser mesmo a instabilidade psicológica que aparenta possuir.
Em suma, uma boa contratação para o Sporting, que sem ser cara, teria sido impossível de concretizar em épocas anteriores, de rígida contenção orçamental (esta época, parece que o SCP quer abrir um pouco mais os cordões à bolsa). Julgo que se enquadra bem, no sistema habitual do Sporting de Paulo Bento, com dois avançados, dada a sua mobilidade, e é uma opção de peso para a titularidade, acrescentando qualidade à equipa, num dos sectores, mais debilitados ao longo da época transacta. Terá de se bater, com Liedson, Djaló, Tiuí, Derlei e Carlos Saleiro à partida, embora seis pontas de lança (mesmo numa equipa que jogue com 2) , me pareça excessivo, e julgo que 1 ou 2 poderão vir a ser emprestados, ou mesmo vendidos. Tiuí, parece-me à partida, o elo mais fraco. Esperemos pela pré-temporada.