segunda-feira, 9 de junho de 2008

Quem é Lukas Podolski?

Lukas Podolski, é um avançado alemão, que nasceu na Polónia (Gliwice, Upper Silesia), a 4 de Junho de 1985. Porém, aos dois anos de idade mudou-se para a Alemanha (Bergheim).
Começou a jogar futebol aos seis anos, na equipa da sua cidade (FC Bergheim). Em 1995, com dez anos de idade, mudou-se para o Colónia (FC Koln), onde esteve até 2006, altura em que após um excelente Mundial (esteve a bom nível, e marcou três golos no total), no qual a Alemanha anfitriã, garantiu o terceiro lugar (e ganhou o prémio individual de melhor jogador jovem do torneio), ingressou no gigante Bayern de Munique. Em Colónia era um ídolo, e contribuiu para inúmeros golos da sua equipa, que acabou por descer de divisão em 2005-2006. Na capital da Baviera, o jogador têm sido útil, contudo não têm, nem marcado muitos golos, nem sido titular indiscutível, devido principalmente à fortíssima concorrência no plantel (Miroslav Klose, Luca Toni...). Apesar de tudo sagrou-se, campeão da 1. Bundesliga, numa época em que os bávaros não deram hipótese na corrida pelo título.
Não obstante isso, na selecção alemã, tal não acontece e Podolski é imprescindível. Com a ascensão, de Mário Gómez (Estugarda), Podolski nem sempre joga na sua posição natural, actuando muitas vezes numa das alas do meio-campo germânico. Seja onde for, certo é que Joachim Low, não prescinde dele, dada a sua importância, quer individual, quer para o funcionamento do colectivo.
E foi precisamente, nesta posição (ala esquerda de um 4-4-2, formato clássico), que brilhou ontem à noite frente à Polónia. Não falo só dos golos, mas sim de todos os movimentos importantes para o colectivo. Médio esquerdo no papel, na prática e quando a sua equipa atacava, Podolski aparecia quase sempre como um terceiro avançado, combinando bem com Mário Gómez e Klose. Foi precisamente este tipo de jogadas, que proporcionou os dois golos de Lukas à Polónia. Na altura de defender, aí sim, encostava no lado esquerdo da linha de 4 do meio-campo (um meio-campo que baixava bastante a defender, num bloco baixo), de forma a preencher melhor os espaços defensivos.
Mas falo deste jogo para quê?
Para exemplificar, de forma evidente, as suas características fundamentais. Ou seja, é um jogador que não é excepcionalmente alto e forte, nem um super-habilidoso tecnicamente, um driblador. Também não é regra geral (apesar de ontem ter sido extremamente eficaz), um matador implacável (também por causa dos espaços que ocupa, não se limita a estar na área, é pelo contrário bastante móvel, mesmo quando joga na sua posição natural). Porém, é um extraodinário jogador de equipa. É bom tecnicamente, é inteligente, culto tacticamente e móvel. Julgo que é visivelmente, um (bom) produto da escola alemã, que forma sobretudo jogadores eficazes e com sentido prático e colectivo, e não "malabaristas".
Já começou bem o Euro, vamos ver se acaba ainda melhor. Promete...

Curiosidades:

-Nasceu como Lukasz Podolski, que é o seu nome original em polaco.

-Por vezes, nos jogos do Bayern, comunica com o seu companheiro Miroslav Klose (que também é de ascendência polaca), em polaco, de forma aos jogadores das equipas adversárias, não entenderem as conversas.