quarta-feira, 21 de maio de 2008

Finais da semana - Mini-Resumos


Zenit S. Petersburgo (Rússia) 2-0 Rangers (Escócia) - Final da Taça UEFA

No City of Manchester, os russos demonstraram o porquê, de terem chegado à final, mostrando-se uma equipa muito interessante, que faz das transições ofensivas, rápidas, a sua maior arma, e que possui alguns jogadores de boa qualidade (alguns veremos no Euro 2008), com destaque para Arshavin. Contudo, o jogo este longe de ser fácil de resolver, pois os escoceses, mais uma vez, apresentaram-se, em campo, com um único objectivo: defender. No ataque, não demonstraram quaisquer argumentos, principalmente quando se encontraram a perder, pelo que a vitória é justíssima. Assim não se repete, para a Taça UEFA deste ano, um vencedor tipo Grécia Euro 2004. O futebol agradece.

Portsmouth 1-0 Cardiff City - Final da FA Cup


Em Wembley, ganhou a equipa, muito melhor apetrechada em termos de jogadores. Pedro Mendes, Kanu, Kranjcar ou Diarra são apenas alguns exemplos, de jogadores de qualidade. Do lado do Cardiff, como era de esperar, a qualidade não abundava, em termos individuais, nem colectivos, usando e abusando estes (faziam sempre o mesmo), de um futebol excessivamente directo, que contudo por uma ou outra vez, causou alguma mossa na defesa do Portsmouth. O jogador de mais renome dos galeses, era Jimmy Floyd Hasselbaink, e o Portsmouth, acabou o jogo de forma calculista, a resguardar a preciosa vantagem de um golo, que vale um troféu e o acesso à Taça UEFA, da próxima época.

Sporting CP 2-0 FC Porto - Final da Taça de Portugal

Arbitragens à parte (péssima com erros atrás de erros), no Estádio Nacional, venceu a equipa que pareceu mais interessada, em vencer o troféu, para salvar um pouco a temporada, dando-lhe ares (juntando ao 2º lugar no Campeonato) muito razoáveis. Paulo Bento, obteve mais uma vitória tanto táctica, como no resultado, contra Jesualdo Ferreira, e Tiuí, foi o inesperado "coelho tirado da cartola", que resolveu a partida no prolongamento, quando ambas as equipas já estavam bastante esgotadas. Apesar, de alguma sorte no primeiro golo, o brasileiro demonstrou que não é assim tão mau como se diz. Tal como Derlei, que fez um jogo de muita qualidade, quer a atacar, quer a defender, mostrando ser útil, tendo já renovado por mais uma época. No FC Porto, destaca-se a falta que fez Bosingwa, pois João Paulo (acabou por ser expulso), a defesa-esquerdo, não é lá grande opção, pois este, não dá qualquer profundidade ofensiva, na sua ala, sendo mais um terceiro central, do que um verdadeiro lateral. No FC Porto, Raúl Meireles e Nuno (evitou uma série de golos no início do jogo), foram os destaques. Num jogo confuso e marcadamente de final de época, no Estádio Nacional, venceu, quem melhor preparou/abordou, esta final, em termos tácticos.