sexta-feira, 7 de março de 2008

Má gestão dos clubes em Portugal



Cada vez que assisto a um jogo da nossa Bwin Liga, é notória a falta de interesse e qualidade dos espectáculos, o que se traduz na falta de golos, sendo o actual campeonato, o segundo com menor média de remates certeiros por jogo dos últimos dez anos, logo a seguir à época de 2005/2006.
Mas porque é que isto acontece?
Em primeiro lugar, a maioria dos nossos clubes apostam muito pouco na área da formação de jogadores, com excepção do evidente caso do Sporting, com FC Porto, V.Guimarães e Boavista, logo atrás dos «leões» nesta matéria. E como penso ser do senso comum, o "fabrico" de talentos, é a base do futebol de um país, quer a nível de clubes, quer de selecções, onde ainda não estamos mal, graças a estes quatro clubes. Em vez disso, os nossos emblemas, principalmente os mais "pequenos", preferem importar ano a ano, lotes de jogadores brasileiros, principalmente nos escalões inferiores deste país, grande parte destes de qualidade muito duvidosa. Ok, é certo que de vez em quando saem uns Decos ou Jorginhos, mas a probabilidade é mínima. E valerá a pena continuar a dar "tiros no escuro", à espera que um acaso se suceda, em vez de jogar pelo seguro, que é os clubes investirem nas suas academias jovens. Será essa a chave? Eu penso que não.
Para além disso, também julgo, que há um campo, que está muito mal explorado, que é o da aposta em jogadores do nosso segundo (Liga Vitalis) ou terceiro escalão, principalmente o primeiro, onde jogam muitos atletas com valor. Lembro-me do caso do V.Setúbal, que até está a ter sucesso, e recrutou Róbson e Bruno Severino no Gondomar, o primeiro um belíssimo central brasileiro, o segundo um jovem avançado nacional que tem demonstrado atributos. Porque não seguem os outros clubes do primeiro escalão, este exemplo?
Outro facto, que é bastante assustador, é que agora para além dos atletas de top nacional a saírem para os principais campeonatos europeus (o que é inevitável), assistimos hoje a outro fenómeno, que é o êxodo dos nossos jogadores de classe média, para campeonatos pouco competitivos, mas com maior capacidade financeira que o nosso, como o do Chipre ou da Roménia (ao todo estão cerca de 50 portugueses só nesses campeonatos!). Cadú, Amoreirinha, Manuel José, Pedro Oliveira, João Paulo, Rui Lima ou Semedo, são apenas alguns exemplos de jogadores, com qualidade para jogar em praticamente qualquer clube da Bwin Liga. Aliás, o caso de João Paulo é curioso, com a União de Leiria, em último lugar a vender o seu melhor marcador a meio da prova para os romenos do Rapid Bucareste. Já sei que os clubes portugueses estão asfixiados financeiramente, mas será boa gestão vender bons activos a nível desportivo, a qualquer preço, para pagar dívidas e depois contratar um batalhão de "reforços", de forma quase aleatória nos regionais do Brasil?
É altura de repensar a estratégia, senhores dirigentes...

quinta-feira, 6 de março de 2008

FC Porto 1-0 (1-4 g.p.) Schalke 04

Jogo verdadeiramente épico no Dragão. O FC Porto dominou, do príncipio ao fim, um jogo que os alemães só se preocuparam em defender, mesmo jogando durante largo período contra 10, contando com a preciosa ajuda do seu jovem guarda-redes Neuer a efectuar uma "monstruosa" exibição. Os «dragões» carregaram do princípio ao fim, com os seus jogadores a falharem golos inacreditáveis (Tarik Sektioui, Quaresma, etc), uns por demérito seu, outros devido à soberba actuação do guarda-redes alemão, chegando ao golo ao minuto 85' pelo inevitável Lisandro, um golo de boa execução, bem ao seu jeito recebendo a bola de Lucho González, rodando e rematando com um belo efeito.
No prolongamento foi mais do mesmo, nem valendo a pena falar deste. Boa actuação de quase toda a equipa do Porto, na qual destaco pela positiva Lucho, Lisandro e Paulo Assunção, a pequena formiga de trabalho ao nível da recuperação de bola, e pela negativa Quaresma, que mais uma vez se perdeu em individualismos desnecessários.
Na lotaria das grandes penalidades, a sorte sorriu aos de Gelsenkirchen, mais uma vez com o contributo de Neuer, a defender dois penalties.
Desfecho amargo da eliminatória para os «azuis e brancos», perante tão notória superioridade em ambas as mãos, em que os seus jogadores demonstraram claro superavit técnico em relação aos germânicos. A nível de arbitragem, nomeadamente em termos disciplinares, nota 0 para o árbitro inglês Howard Webb, ao não assinalar livre e consequente vermelho directo a Hélton, pela defesa fora da grande área do FC Porto, e ao ter um critério exagerado ao expulsar Fucile (o cartão amarelo era o adequado) , assim como uma penalidade sobre Ernesto Farías que foi obviamente derrubado por detrás na área do Schalke 04
Enfim, fica para o ano...

Melhor em Campo: Manuel Neuer, Nota 10
Melhor do FC Porto: Lucho González, Nota 9


Noutros jogos destacaram-se o Chelsea FC que bateu o Olympiakos por 3-0 e o AS Roma que repetiu o 2-1 da primeira ronda, lançando o "merengues" do Real Madrid borda fora. Falta o desafio Internazionale x Liverpool que irá decorrer dia 11 de Março.




quarta-feira, 5 de março de 2008

Primeira ronda da segunda mão da Champions






Sevilha 3 - 2 Fenerbahçe (Agregado: 5-5) (Penalidades: 2-4)



Ontem, dia 4 de Março ouve uma equipa que fez história no estádio Sánchez , isso mesmo, falo do Fenerbahçe. A equipa do célebre brasileiro Roberto Carlos conseguiu bater o Sevilha. Recordo que na mão anterior o Fenerbahçe tinha ganho 3 - 2 e desta vez perdeu 3 -2 ficando o agregado nulo. Brilharam no sevilha as vedetas do costume, Daniel Alves marcou um golo de livre directo com responsabilidades para o guarda-redes Valkon do Fenerbahçe, e mais tarde Keita e Kanouté também viriam a provar a sua relevância na equipa. Do lado do turcos a estrela foi sem dúvida Deivid (ex-jogador do Sporting) que apontou os dois tentos. também Këzman fez uma boa exibição.
Com este resultado seguiu-se o prolongamento com o Sevilha a atacar muito forte, apenas com fraca finalização e o Fenerbahçe a defender muito fechado...já se aproximavam os penaltis. E assim foi. Quem levou a melhor foi mesmo o guarda-redes Valkon que se redimiu dos "frangos" defendendo 3 penalidades e afastando os sevilhanos das competições europeias pelo resto desta época.
Curiosidade: Zico, treinador do Fenerbahçe, pediu, na véspera do jogo, como prenda de aniversário que a sua equipa passasse à fase seguinte. Uma boa prenda para qualquer treinador.




Barcelona 1 - 0 Celtic

Sobre este encontro pouco há a dizer excepto que o Barcelona marcou um belíssimo golo com muitas intervenções e um astucioso toque de calcanhar. Se uma image vale mais de 1000 palavras então digo apenas: vejam este video!












Manchester United 1 - 0 Olympique Lyon

Depois do empate a uma bola na primeira mão, o Manchester United chega ao 1-0 ainda na primeira parte, com golo do inevitável Cristiano Ronaldo à passagem do quadrigésimo minuto, a concretizar em golo uma boa jogada de Wes Brown pela direita. Na segunda parte o Lyon dominou o encontro, mas os "red devils" muito bem montados defensivamente, a ocupar todos os espaços, não deram qualquer hipótese à equipa de Benzema e companhia, que não conseguindo penetrar no último terço do terreno do adversário, ia tentando a sua sorte de fora da área. Passa o United aos quartos, mas bem que podiam ter passado os dois, dada a qualidade demonstrada pelo Olympique Lyonnais neste par de jogos com os britânicos.

terça-feira, 4 de março de 2008

AC Milan 0 - 2 Arsenal - Oitavos-de-Final Liga dos Campeões


Num jogo muito antecipado, ambas as equipas mostraram claras intenções de passar à fase seguinte da Champions League, apesar de, ao longo do jogo, ter sido notória a superioridade dos "gunners".
A primeira parte foi um verdadeiro espectáculo de futebol, poucas faltas e muitas jogadas bem desenhadas daquelas que o público se levanta : "aaaaaaaaaaaiiiiiii!!!" destacando um audicioso remate de Diaby, após análise de jogo brilhante de Adebayor que passou muito pouco ao lado da baliza de Kalac. Já o primeiro remate de Cesc Fabregas encontrou o já fiel "amigo" da primeira mão: a barra num potente e indefensível remate. O Milan ia apostando naquilo em que é bom, os lances de bola parada que Pirlo tão bem executa e que deram muitos nervos ao guarda-redes Almunia, e as rapidíssimas transições defesa-ataque com nada mais nada menos do que Kaká como intermediário com o objectivo de servir Inzaghi e Alexandre Pato com os seus precisos passes. Kaká foi dos melhores em campo do lado dos italianos.
Após o intervalo as coisas retomaram o seu ritmo, ou seja, de novo, o Arsenal continuava a pressionar e a impedir muitas passagens do Milan que durante alguns momentos ficou muito retido no seu meio-campo. Os "rossoneri" tentavam mais do mesmo mas com um pouco mais de sucesso em acções defensivas com Maldini e Nesta em boa forma.
Ao invés do que sucedeu no Emirates Stadium em Fevereiro, o Arsenal conseguiu chegar ao golo desta vez com um brilhante remate de Cesc Fabregas que foi, juntamente com Emmanuel Adebayor, um dos melhores em campo, provando que está acima do nível de muitos jogadores com idade superior. O Milan descaiu e perto do fim tentava tudo o que podia para virar o resultado mas mais cedo ou mais tarde acabaria por abrir um espaço, que T. Walcott foi encontrar e aproveitou para cruzar rasteiro para Adebayor e selar assim a passagem aos quartos-de-final. Um bonito jogo de Futebol.







O boné do Zé


Porque é que José Mota, treinador do Paços de Ferreira, aparece em todas as conferências de imprensa de boné?
Boa e intrigante questão...os portugueses também gostavam de perceber porque é que este senhor quer faça sol, quer faça chuva, lá está sempre com o seu boné patrocinado (os patrocínios vão mudando mas o boné está sempre lá)...
A primeira hipótese que coloquei foi, que talvez a sala de imprensa do Paços fosse aberta em cima, incidindo os perigosos raios solares directamente na sensível face dos que ocupavam a sala. Esta hipótese foi rapidamente posta de lado, a partir do momento em que observei que José Mota, tanto usava o mítico boné, nos jogos em casa, como nos fora e obviamente o problema não estaria em todas as salas de imprensa.
A segunda hipótese em que pensei, foi que simplesmente o Mister José gostasse mesmo de usar bonés, por uma questão de estilo e gosto pessoal. Esta tentativa de explicação, saiu também frustrada, pois comecei a ver tanto os seus adjuntos como mesmo jogadores a comparecerem nas flash-interviews acompanhados do seu "chapéuzinho" e o Paços de Ferreira não é concerteza um clube de "bonémaníacos".
A terceira e certamente a mais real hipótese, é que mediante a utilização pública do boné patrocinado, as respectivas marcas compensarão monetariamente os pacenses, o que é uma boa estratégia de marketing, pioneira a nível mundial.
Contudo, verificando-se ou não qualquer uma das três teorias explicativas apresentadas, não deixa de ser ridícula e de muito mau gosto esta situação, transmitindo uma imagem pouco profissional e bastante rural do Paços de Ferreira, parecendo este um qualquer "clube de aldeia".

Lucho, Rei das Assistências


Jogadores com mais assistências na Bwin Liga:

Lucho González (F.C. Porto), 9

Mateus (E. Amadora), 7
Ricardo Quaresma (F.C. Porto), 6
Ricardo Esteves (Marítimo), 6
Cláudio Pitbull (V. Setúbal), 6
Wender (Sp. Braga), 6
Jorge Ribeiro (Boavista), 5
Hugo Morais (Leixões), 5
Cristiano (P. Ferreira), 5
Rui Costa (Benfica), 4
Di María (Benfica), 4
Abel (Sporting), 4
Matheus (V. Setúbal/Sp. Braga), 4
Marek Cech (F.C. Porto), 3
Cristían Rodriguez (Benfica), 3
Romagnoli (Sporting), 3
Desmarets (V. Guimarães), 3
Alan (V. Guimarães), 3
Ricardo Chaves (V. Setúbal), 3
Marcinho (Marítimo), 3
Mário Sérgio (Naval), 3
Rui Duarte (E. Amadora), 3
Hélder Barbosa (Académica/F.C. Porto), 3
Luis Aguiar (E. Amadora/Académica), 3
Toñito (U. Leiria), 3
Sougou (U. Leiria), 3

Após a análise deste dado estatístico, podemos concluir que de facto, El Comandante sem estar muito forte a nível da concretização, está a fazer uma grande época, dá muitos golos a marcar, sendo mesmo o jogador com mais assistências (9) para golo neste campeonato. Em 2º lugar está Mateus isolado, a "estrela" do Estrela com 7, e a concluir o pódio temos uma lista de jogadores, onde se incluem futebolistas como Quaresma, Cláudio Pitbull, Ricardo Esteves e Wender, todos com 6.
No resto da lista, aparecem nomes que não me surpreendem devido à boa época que tem de facto realizado, merecendo na minha opinião alguns destes craques na arte de fabricar golos, a atenção dos "Grandes" (cada vez mais habituados a comprar no estrangeiro), na hora de fazer os seus planteis para a próxima época.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Sporting CP 1-1 SL Benfica - Bwin Liga 21ª Jornada


Num jogo importante, para a decisão do 2 ºlugar e consequente acesso directo à Liga dos Campeões, Sporting e Benfica empataram 1-1, num jogo muito duro (apesar de não muito bem jogado) e carregado de polémica, com os erros da equipa de arbitragem a ter clara influência no resultado final.
O Sporting entrou claramente melhor no jogo, pressionando o Benfica e dominando o jogo a meio-campo, através de constantes trocas de bola, desmarcações rápidas dos seus jogadores, e grande envolvência do lateral esquerdo Grimi em acções ofensivas (ao contrário do lateral direito Abel que tem estado abaixo do seu habitual nas últimas partidas). Assim chega com naturalidade ao primeiro golo do encontro aos 11', um cabeceamento de Vukcevic a concretizar uma grande jogada pelo lado esquerdo do terreno, onde os centrais dos «encarnados», principalmente Edcarlos, não ficam bem na fotografia. Os «leões» continuaram a dominar, mas aos 39' na sequência dum pontapé de canto, Cardozo escapa da marcação de Tonel e de cabeça reestabelece a igualdade no marcador.
Na segunda parte a partida tornou-se mais dividida, com ambas as equipas a terem oportunidade de desfazer o empate. A partir de certa altura, o jogo começou a ficar bastante agressivo, tendo o árbitro de recorer várias vezes à mostragem do cartão, quer amarelo, quer vermelho, no caso de Nélson. Após a redução da equipa a dez unidades, o Benfica começou a preocupar-se em defender o seu precioso pontinho, efectuando Camacho substituições de cariz defensivo (Sepsi por Di María, Zoro por Rodríguez, Luís Filipe por Rui Costa) e Paulo Bento a actuar no sentido inverso (Celsinho por Izmailov, Purovic por Abel), alterando o habitual 4x4x2 losango, por uma espécie de 3x4x3, a sua típica «táctica do desespero». Porém estas alterações do treinador dos «verdes e brancos«, não surtiram qualquer efeito prático com o Sporting a passar a jogar mais com o coração, do que com a cabeça, actuando de forma desorganizada, acabando mesmo por empatar o jogo.
A nível disciplinar, como não poderia deixar de referir, dada a gravidade da situação, o Sporting é o grande derrotado da noite, com Paulo Paraty a não assinalar grande penalidade claríssima de Léo sobre Vukcevic, e a não expulsar (mostrou o amarelo) o grego Katsouranis, após atingir João Moutinho de forma perigosa, e sem qualquer intenção de jogar a bola. Já a expulsão de Nélson, parece-me de todo acertada, devido à violência da entrada sobre o seu adversário.
Com ou sem erros de arbitragem, conta é o resultado, que perante o panorama actual é claramente favorável ao Benfica que empata em casa dum concorrente no acesso directo à Champions, deixando-o a cinco pontos, no 5º Lugar da Bwin Liga, pondo ainda mais em destaque a má prova que a equipa de Paulo Bento está a realizar, tendo em conta os objectivos iniciais.

Melhor em Campo: Grimi, Nota 7
Melhor do Benfica: Rui Costa, Nota 6

domingo, 2 de março de 2008

Boavista FC 0-0 FC Porto - Bwin Liga 21ª Jornada


Num derby que antevinha um jogo de futebol no seu melhor, tanto o Boavista como o FC Porto não fizeram muito para ir além do empate.
Jaime Pacheco surpreendeu os "dragões" com uma equipa diferente, mais veloz no ataque e mais precisa nos passes, ao passe que Jesualdo optou por poupar alguns jogadores de início e utilizar um onze diferente. O Porto desperdiçou muitas oportunidades claras de golo e o relógio ia contando à medida que esta equipa que não se demonstrou muito enquadrada deixava escapar golos e golos...na segunda parte com a entrada de Quaresma surgiram mais oportunidades e algumas delas muito perigosas para o guarda-redes Peter Jehle, porém a posição nº10 não é muito bem preenchida por Quaresma...as substituições tardaram um pouco e Jesualdo tentava que os jogadores titulares conseguissem favorecer os azuis e brancos. A chance vai para Ricardo Quaresma que já perto do fim chutou para a baliza num remate ao ângulo mas que acertou naquele preciso ponto onde os postes se encontram. Muito azar para os visitantes.