quinta-feira, 8 de maio de 2008

Celebração tardia...Real Madrid 4 - 1 FC Barcelona

Após ter festejado o título em casa do Osasuna, onde venceu a equipa da casa por 1-2, o Real Madrid decidiu que não iria dar descanso às espectativas dos adeptos para o grande confronto sobre o FC Barcelona e recebeu, então, os catalães no Santiago Bernabéu. Uma vitória nada branda, aliás, bem "gorda" já que não é todos os dias que vemos colossos golearem-se...o 4-1 que o Real Madrid manchou nos catalães nem deixou hipótese de contemplar o belo golo de Henry (87). O capitão Raúl González inaugorou o placar (13 minutos), o holandês Arjen Robben ampliou (21), o argentino Gonzalo Higuaín fez o 3-0 (63) e o também holandês Ruud Van Nistelrooy não desperdiçou o pênalti a favor do Real (78).
Os adeptos do FC Barcelona já estão em desespero e poucos desejam que Rijkaard continue no comando técnico...já o Real Madrid continua em forma e Bernd Schuster não podia ter começado melhor no volante dos "merengues" do que com um campeonato conquistado com alguma vantagem sobre os adversários mais directos...









domingo, 4 de maio de 2008

Trofense sobe à Bwin Liga


Apesar do empate caseiro (1-1) consentido, o Trofense garantiu hoje (não o primeiro lugar, mas pelo menos o segundo), a subida à Bwin Liga. E é um facto digno, de registo, pois é a primeira vez na história, que a equipa da Trofa (que é um jovem concelho com apenas dez anos), alcança o escalão maior do futebol nacional, e somente após três anos de profissionalismo. Portanto, hoje haverá certamente "festa rija"na Trofa, e merecidamente. Obras de remodelação e ampliação, estão já prometidas, por parte do corpo directivo, visto que o complexo do Clube Desportivo Trofense, é de reduzida lotação (3000 lugares sentados), e de condições precárias, por exemplo para a comunicação social. E um campo onde vão passar os melhores jogadores a actuar em Portugal, e cujos jogos irão ser alvo, de várias trasmissões televisivas, merece este investimento financeiro, com o intuito de dotar o estádio do clube da Trofa, de condições pelo menos aceitáveis (que não as tem neste momento).
A nível desportivo, desengane-se quem julga, que estamos perante uma equipa, cujos jogadores são atletas jovens, desconhecidos e sem experiência primodivisionária (a estrutura do clube será, o plantel não). Já terá, ouvido falar certamente de nomes, como, Ricardo Nascimento (um jogador veterano muito talentoso, que passou três anos "escondido" na Coreia do Sul), Pinheiro, Paulo Lopes (guarda-redes), Valdomiro, Bessa, Milton do Ó ou André Barreto...
Ou seja, estamos perante um grupo, constituído por atletas, com uma certa experiência (a maior parte não tinha lugar nas suas anteriores equipas), o que terá ajudado, no caminho para a subida. Contudo, a equipa terá de ser porventura um pouco reforçada, numa liga um pouco, mais técnica, como é a Bwin Liga. Em termos técnicos, o know-how de António Conceição (que não é nenhum supra-sumo diga-se), em subidas de divisão (subiu o Estrela há umas épocas), terá também contribuído para o sucesso.
Em suma, uma subida inesperada de divisão, que se espera que tenha continuidade, para o ano, para bem do campeonato principal, o que por vezes não acontece. Numa jornada, em que se soube que o Penafiel, irá acompanhar o Fátima na descida ao primeiro dos escalões não-profissionais do futebol português, falta apenas saber, quem ocupará a segunda vaga, no acesso à primeira liga, se Rio Ave (melhor posicionado), se Vizela. Que suba, quem tiver mais condições estruturais, para proporcionar mais qualidade ao campeonato, na época 2008/2009. Não esquecer também, que está ainda em disputa, quem será o sucessor do Leixões, na conquista da Liga Vitalis, pois o Trofense ainda não garantiu o troféu.
Esperemos pelo derradeiro fim-de-semana...

Classificação Liga Vitalis - 29ª Jornada :

Clube / Pontos

1. Trofense - 51
2. Rio Ave - 50

3. Vizela - 47
4. Gil Vicente - 47
5. Olhanense - 45
6. Beira-Mar - 42
7. D.Aves - 39
8. Estoril - 38
9. Varzim - 37
10. Portimonense - 36
11. Freamunde - 35
12. Gondomar - 34
13. Santa Clara - 34
14. Feirense - 32
15. Penafiel - 26
16. Fátima - 25

Legenda :

Azul - Promoção à Bwin Liga
Vermelho - Despromoção à II Divisão

Um balde de água muito fria...

Foi em casa que o FC Porto perdeu, de maneira escandalosa, com o Nacional da Madeira. Um jogo que antevinha bom futebol, com os dois gumes da faca a apontarem um Nacional pressionante devido às suas ambições de um lado e um Porto terrivelmente forte a jogar em casa. Porém, o desfecho da primeira parte não foi muito difícil de adivinhar, pois os jogadores do Porto estavam em tal desconcentração que perderam muitas bolas em zonas vitais, que, felizmente para os "azuis e brancos", o Nacional nem sempre soube aproveitar. O Porto errava muito no sector defensivo do terreno e as transições defesa/meio-campo não podiam ter corrido pior. Lucho González foi provavelmente o único que teve uma exibição minimamente conseguida. Os jogadores da Choupana apostavam numa nova táctica e foi com alguma inspiração que Fábio Coentrão conseguiu bisar frente ao "colosso" português, destacando-se bem neste jogo e sendo considerado por isso, o melhor em campo pelo Jogo Por Jogo. Na segunda parte Jesualdo foi metendo toda a "carne" que tinha para pôr no "assador", lançando Farías e Tarik Sektioui que trouxeram algum dinamismo ao jogo, mas o Nacional estava demasiado forte na defesa e anulou facilmente jogadas calculistas. Destaque ainda para a falta de oportunismo dos avançados do Porto, que deixaram passar algumas situações de golo quase claro em aberto. Já em cima do apito final, Juninho fez um remate traiçoeiro à baliza de Hélton, que devido a um desvio não conseguiu defender a bola. 3-0 para o Nacional foi o resultado final.
Quanto a Coentrão, é um jogador que, apesar de bastante inexperiente ainda, demonstra uma dose elevada de talento, e se trabalhar bastante certos aspectos e for bem aproveitado pelos seus treinadores, pode vir a ser um jogador de referência no nosso futebol. A técnica, está lá. Aquele pé esquerdo não engana.
Um facto, interessante de se verificar, e que acentua ainda mais a hecatombe da última noite, é que, o FC Porto, sofreu num só jogo 75% dos golos (3 em 4), nos 15 jogos disputados no seu terreno.
Resumindo, a equipa que ontem, actuou, não foi sequer uma caricatura da equipa tricampeã, apresentando-se mal colectivamente, disconexa, e com uma defesa, que foi tudo menos o coeso bloco das outras 28 jornadas. A ausência total de pressão, revelou ontem, a sua outra face, porque depois, da exibição convincente (e muito, num jogo que o Porto não tinha nada a perder ou a ganhar) em Guimarães, os «dragões» apresentaram-se frente ao Nacional, demasiado relaxados e desconcentrados, descurando o profissionalismo exemplar, que é uma das suas imagens de marca.