quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estudo - Euro 2008


Com o Euro 2008 a aproximar-se, muitas vezes terá surgido a questão entre os adeptos: Qual será o Grupo mais forte? Na prática, só saberemos depois de ver e analisar os jogos e os resultados, mas num plano teórico, o Jogo por Jogo, vai tentar prever. O estudo consiste na soma das posições das equipas de cada grupo no Ranking FIFA, e posterior divisão por quatro. Iremos obter a média de posições no Ranking de cada grupo, o que nos indicará na teoria, qual o grupo que possui, à partida, maior nível qualitativo.




Países / Classificação no Ranking FIFA

Grupo A

Portugal - 9º
Turquia - 25º
República Checa - 6º
Suiça - 48º

Grupo B

Alemanha - 5º
Polónia - 27º
Croácia - 13º
Áustria - 101º

Grupo C


Itália - 3º
Holanda - 10º
França - 7º
Roménia - 12º

Grupo D

Espanha - 4º
Rússia - 25º
Grécia - 8º
Suécia - 23º

Médias:

Grupo A - 22,0
Grupo B - 36,5
Grupo C - 8,0
Grupo D - 15,0

Análise:

Como seria de esperar, foi o Grupo C (vulgarmente considerado como o "Grupo da Morte"), que apresentou a média de posições mais elevada. Mas neste caso nem seria necessário proceder a qualquer estudo, de tão evidente que é esta conclusão, dada a conhecida qualidade das equipas presentes.
Segue-se o Grupo D e A, por esta ordem, o que é perfeitamente natural.
O grupo, em que aparentemente a qualidade não abunda tanto em média, será o B, para o qual muito contribui a péssima posição da Áustria no Ranking FIFA (101º). Aliás, com todas as restantes selecções no top-50 mundial, a classificação austríaca (nem nos 100 primeiros), a juntar com o que se conhece desta selecção, em termos de jogadores e resultados recentes, só pode indicar que muito pouco se poderá esperar deste co-organizador do Europeu. Os candidatos ao triunfo, parecem ser mesmo 15...+ a Áustria. Mas a ver vamos.

Sem comentários: