segunda-feira, 3 de março de 2008

Sporting CP 1-1 SL Benfica - Bwin Liga 21ª Jornada


Num jogo importante, para a decisão do 2 ºlugar e consequente acesso directo à Liga dos Campeões, Sporting e Benfica empataram 1-1, num jogo muito duro (apesar de não muito bem jogado) e carregado de polémica, com os erros da equipa de arbitragem a ter clara influência no resultado final.
O Sporting entrou claramente melhor no jogo, pressionando o Benfica e dominando o jogo a meio-campo, através de constantes trocas de bola, desmarcações rápidas dos seus jogadores, e grande envolvência do lateral esquerdo Grimi em acções ofensivas (ao contrário do lateral direito Abel que tem estado abaixo do seu habitual nas últimas partidas). Assim chega com naturalidade ao primeiro golo do encontro aos 11', um cabeceamento de Vukcevic a concretizar uma grande jogada pelo lado esquerdo do terreno, onde os centrais dos «encarnados», principalmente Edcarlos, não ficam bem na fotografia. Os «leões» continuaram a dominar, mas aos 39' na sequência dum pontapé de canto, Cardozo escapa da marcação de Tonel e de cabeça reestabelece a igualdade no marcador.
Na segunda parte a partida tornou-se mais dividida, com ambas as equipas a terem oportunidade de desfazer o empate. A partir de certa altura, o jogo começou a ficar bastante agressivo, tendo o árbitro de recorer várias vezes à mostragem do cartão, quer amarelo, quer vermelho, no caso de Nélson. Após a redução da equipa a dez unidades, o Benfica começou a preocupar-se em defender o seu precioso pontinho, efectuando Camacho substituições de cariz defensivo (Sepsi por Di María, Zoro por Rodríguez, Luís Filipe por Rui Costa) e Paulo Bento a actuar no sentido inverso (Celsinho por Izmailov, Purovic por Abel), alterando o habitual 4x4x2 losango, por uma espécie de 3x4x3, a sua típica «táctica do desespero». Porém estas alterações do treinador dos «verdes e brancos«, não surtiram qualquer efeito prático com o Sporting a passar a jogar mais com o coração, do que com a cabeça, actuando de forma desorganizada, acabando mesmo por empatar o jogo.
A nível disciplinar, como não poderia deixar de referir, dada a gravidade da situação, o Sporting é o grande derrotado da noite, com Paulo Paraty a não assinalar grande penalidade claríssima de Léo sobre Vukcevic, e a não expulsar (mostrou o amarelo) o grego Katsouranis, após atingir João Moutinho de forma perigosa, e sem qualquer intenção de jogar a bola. Já a expulsão de Nélson, parece-me de todo acertada, devido à violência da entrada sobre o seu adversário.
Com ou sem erros de arbitragem, conta é o resultado, que perante o panorama actual é claramente favorável ao Benfica que empata em casa dum concorrente no acesso directo à Champions, deixando-o a cinco pontos, no 5º Lugar da Bwin Liga, pondo ainda mais em destaque a má prova que a equipa de Paulo Bento está a realizar, tendo em conta os objectivos iniciais.

Melhor em Campo: Grimi, Nota 7
Melhor do Benfica: Rui Costa, Nota 6

1 comentário:

Anónimo disse...

2 Penaltis por marcar, agressao de Cardozo a Tonel, uma falta sobre Joao Moutinho de Katsouranis completamente anti-desportiva pois o jogador nao tinha qualquer intençao de jogar a bola. O Benfica acabaria o jogo com 8 jogadores, o que EU ACHO que tornaria a tarefa do club um pouco mais dificil. Tudo bem que o Sporting tambem nao fez uma exibição de se louvar, nada perto disso sequer, mas assim tambem se torna um pouco mais dificil não? Nao se pode ver se "o resultado é que conta" apesar de ser verdade, deveriam ser tomadas medidas por alguem "forte" que mande no meio disto tudo... os jornais, que sao um grande E FORTE ponto de referencia neste assunto ainda brincam com isto. A BOLA : "Durante 80 minutos o Benfica passou o jogo a jogar com 12, mas a 10 minutos do fim, Paulo Paraty expulsa Nelson para equilibrar as coisa" e mais artigos la expostos deste genero. Travassos