terça-feira, 22 de abril de 2008

Liga dos Campeões - Estatísticas


No dia, em que se iniciam as esperadas Meias-Finais, da prova que é por muitos treinadores, considerada como a de melhor nível do mundo, à frente do Campeonato do Mundo ou Europa, convém dar a conhecer algumas estatísticas, nomeadamente a nível colectivo.
Para consulta mais pormenorizada, estas estão presentes no site da UEFA (www.uefa.com), mas o Jogo por Jogo, vai lançar desde já algumas relacionadas, com os quatro semi-finalistas, para se ter a noção dos possíveis pontos fortes e fracos de cada equipa:



Clube / Média de golos marcados por jogo


Liverpool - 2,6
Barcelona - 1,8

Manchester United - 1,8

Chelsea - 1,5


Clube / Média de golos sofridos por jogo

Liverpool - 0,8
Barcelona - 0,5

Manchester United - 0,5

Chelsea - 0,4


Clube / Média de percentagem de posse de bola por jogo

Barcelona - 58 %
Chelsea - 53 %

Manchester United- 52 %

Liverpool - 51 %


Clube / Média de faltas cometidas por jogo

Chelsea - 15,6
Liverpool - 14,9

Manchester United - 13,2

Barcelona - 13,0


Clube / Média de remates à baliza por jogo

Barcelona - 7,5
Chelsea - 6,7

Liverpool - 6,2
Manchester United - 5,8

Análise


Liverpool x Chelsea:

Numa eliminatória, que se prevê muito equilibrada, como noutros anos, com os "Blues", a tentarem inverter o rumo de épocas anteriores, os dados estatísticos, valendo o que valem, são interessantes. Parece estarmos perante, duas equipas muito parecidas em três dos cinco capítulos analisados, excepto em dois em que diferem bastante. A nível, da quantidade de remates arriscados, de faltas cometidas, e de posse de bola, estas duas equipas não possuem diferenças significativas. Porém, é nos golos marcados e sofridos que se revelam antagónicas. O Chelsea sofre metade dos golos do Liverpool, e é o mais forte dos semi-finalistas em termos defensivos, contrastando com os "Reds", em último lugar neste âmbito. Em termos de golos marcados, os de Anfield estão em primeiro lugar, enquanto os de Stamford Bridge encerram a tabela dos quatro.
Resumindo, um bom tónico para esta eliminatória a duas rondas, será observarmos a disputa, entre o melhor ataque (Liverpool) e a melhor defesa (Chelsea). Conseguirá a segurança defensiva dos segundos, anular o poderio atacante dos primeiros? Não sabemos, logo à noite teremos uma ideia. Mas não estão previstos muitos golos...

Barcelona x Manchester United:

Estamos perante duas equipas exactamente iguais, em termos estatísticos, no que diz respeito a golos marcados e sofridos, e idênticas a nível de faltas cometidas, o que indicia desde logo extremo equilíbrio. Contudo, os catalães, parecem ter maior caudal ofensivo e capacidade de circulação de bola, como a superioridade ao nível dos remates à baliza, e do tempo de posse de bola, faz crer. Já os "red devils", terão na eficácia do remate, um argumento de peso, visto que em menos remate à baliza, concretizaram o mesmo número de remates certeiros.
Num duo de jogos, em que é de todo impossível, antecipar-se um vencedor, espera-se porém um Barcelona em cima, em termos do controlo do jogo e posse de bola, como é habitual, e um Manchester um pouco mais na expectativa, apostando muitas vezes, em transições defesa-ataque rápidas, e menos trabalhadas a meio-campo.
A ver vamos...

Sem comentários: