domingo, 20 de abril de 2008

FC Porto 2 - 0 SL Benfica - 27ª Jornada Bwin Liga




Os editores do jogoporjogo estiveram presentes na vitória do Porto sobre os «encarnados» no Estádio do Dragão (cerca de 50.000 espectadores presentes), naquele que foi o último dos clássicos desta temporada.
Num jogo que trazia alguma responsabilidade à equipa de Fernando Chalana, onde os jogadores iriam tentar sair da maré negra de resultados escandalosos (Académica 3 - 0 Benfica ; Sporting 5 - 3 Benfica) e assim procurar assegurar o 2º lugar, tanto o produto final como o desenrolar dos eventos não foram muito gratificantes. Chalana voltou a deixar Cardozo no banco e lançou Nuno Gomes na frente, junto com Di María. O lesionado Petit foi substituído pelo esforçado, mas improdutivo Binya (que acabou expulso pouco antes do final). O Porto utilizou o seu onze vencedor do costume.
Contudo, o Benfica, apesar de se apresentar no Dragão com um certo brio e organização defensiva, foi débil em termos de construção ofensiva, criando um número muito reduzido de oportunidades de golo. Depois de uma primeira parte relativamente equilibrada, em que o Porto marcou cedo, aos 7' por Lisandro López, condicionando de certa forma a estratégia do Benfica, o domínio do FC Porto acentuou-se, sobretudo, no segundo tempo, com os «dragões», a empurrarem as «águias» para trás, que iam perdendo metros no terreno, com os seus centrais bastante seguros, a adiarem o segundo golo, que apareceu inevitavelmente aos 80', novamente por Licha com um remate semelhante ao do primeiro golo.
Em termos de respostas dos «encarnados», apenas Cristian e Rui Costa iam tentando "pegar" no jogo do Benfica, mas desta vez não havia música para o maestro, ou melhor, a "orquestra" não estava a corresponder, comprovando-se uma significante inoperância dos restantes colegas, que numa equipa sem quaisquer rotinas colectivas, não estavam a criar linhas de passe, obrigando vários jogadores a recorrer a inconsequentes individualismos, para tentar inverter o rumo dos acontecimentos. Nuno Gomes, mal municiado, e pouco inteligente nas movimentações, foi dos piores senão o pior, dos «vermelhos», a efectuar uma exibição muito pobre, que se resume à pergunta seguinte: "Ele esteve em campo?"

A nível de massa associativa, podemos dizer que os estádio estava cheio, exceptuando um determinado sector...o da claque do benfica. Apenas surgiram na segunda metade os poucos adeptos da equipa visitante e foram completamente apupados pelo estádio inteiro. As claques portistas também estiveram ao seu mais alto nível com alguns cartazes bastante originais.
Em suma, três pontos justos para os tricampeões, que demonstraram mais uma vez o porquê dessa conquista, apesar de já nada estar em jogo. Profissionalismo acima de tudo portanto.
Também ao Benfica nada poderá ser apontado nesse âmbito, e nesta altura apesar de não terem produzido muito, fizeram a exibição possível, contra um adversário que neste momento, não é do seu campeonato. O seu campeonato, como Chalana referiu e muito bem no final do jogo, começa agora, com os da Luz, apesar da derrota, a ficarem a somente um ponto de distância do Sporting, que foi copiosamente derrotado em Leiria (4-1), perante o "lanterna-vermelha" da bwin Liga, que assim adiou a sua despromoção matemática.

Curiosidade: Não poderia deixar de mencionar a carga irónica, de aquando o fim do jogo, a passagem da música "Chamem a pulissia" dos Trabalhadores do Comércio no Estádio, numa clara provocação ao SL Benfica, tendo em conta as declarações do seu presidente, após o jogo do Bessa. Teve a sua piada.



Melhor em campo: Lisandro López, Nota 9
Melhor do SL Benfica: Cristian Rodríguez, Nota 5





3 comentários:

Anónimo disse...

Chamem a Polícia!! xD

Porto rules!! nao ha hipoteses pra ninguem. sempre a bombar, dentro e fora de campo (claques assim nao sao para qualquer um, tal como o presidente xD).

Oh "mister" fred... faz lá o resumo do jogo do sporting... ou queres que faça eu, ja que nao viste o jogo todo? :p

Mister Fred disse...

vi a primeira meia hora (0-2), e não foi preciso ver mais nada... o resultado fala por si..LOL

Mister macedo disse...

chamem a pulissia! xD
jogoporjogo sempre presente nos jogos mais importantes!
tudo pelos nossos leitores ;)