quinta-feira, 24 de abril de 2008

Os milhões de Cardozo. Valeu o preço?

Cerca de 11 milhões de euros foi quanto custou Óscar Cardozo, após a recente compra dos 20% que faltavam do seu passe, por parte do Benfica. É a par de Simão Sabrosa, a contratação mais cara da história do Benfica e do futebol português no geral. Em época de crise, em que os clubes "apertam o cinto", esta aquisição foge completamente dos moldes da actual, contratação-tipo do futebol nacional. Valeu o preço?
É esta a pergunta, a que vou tentar fornecer a resposta.
Óscar René Cardozo, paraguaio de 24 anos, que jogava nos argentinos do Newell's Old Boys, fez correr muito tinha no último defeso. Uma das muitas estrelas emergentes, no campeonato argentino, do Tacuara, dizia-se maravilhas no "país das pampas". Jogador alto (1,93m) e de boa compleição física, fazia as delícias dos adeptos do Newells's, ao fazer balançar com frequência, as redes das balizas adversárias.
E o que se viu de Cardozo esta época?
Bons e maus atributos, aliados a uma elevada dose de falta de exploração do seu real potencial. Acima de tudo, convém referir que, apesar do que a sua elevada estatura aparenta, o paraguaio nem é assim tão forte ao nível do jogo aéreo como parece, porém, não podemos afirmar que é mau de pés, já que possui uma apreciável técnica individual, sendo um jogador que até sabe segurar a bola. Não tem na velocidade, o seu ponto forte, demonstrando por vezes alguma lentidão, sendo que mobilidade também não é consigo, permanecendo por vezes um pouco estático no eixo do ataque, não se deslocando nem para trás, de forma a dar apoios na fase ofensiva de construção da equipa, nem caindo nas alas, baralhando marcações. Não é portanto, um jogador de tabelas, de desmarcações (ao contrário de Nuno Gomes por exemplo). Apesar de ser um jogador muito diferente, julgo ter alguns traços de semelhança com Jardel, apesar de rematar mais (não faz qualquer cerimónia em rematar à baliza), e marcar muito menos golos.
Contudo, já facturou por 11 vezes no campeonato (mais algumas entre competições europeias e taças), o que não pode ser totalmente considerado como mau.
A fixar ainda, a sua grande capacidade de cobrança de livres, que já lhe valeram uns golos bem preciosos, assim como ao SL Benfica, que tinha perdido muito potencial nas bolas paradas com a saída de Simão Sabrosa.
Neste momento El Tacuara, têm aquecido o banco de suplentes «encarnado», nas últimas semanas, apostando Fernando Chalana, no extremo Di María, que confere mais mobilidade e velocidade no ataque, combinando melhor com Nuno Gomes, do que o paraguaio, pouco dado a este sistema táctico (4-4-2 losango). Apesar de saber, que mais importante, que o desenho táctico em si, é mesmo toda uma dinâmica da equipa, julgo que Cardozo será mais propício, a jogar isolado na frente, porque pelo que já foi acima referido, não tem na minha óptica, as características adequadas, para se entrosar com eficácia, numa dupla de avançados. A verdade é que esta temporada, com um ou dois pontas-de-lança, Cardozo, foi em muitos jogos, mal municiado, pelos seus companheiros, o que aliando-se à sua fraca mobilidade, acabaram por o transformar numa mera "ilha", perdida num "mar" de adversários, não sendo assim exploradas as suas reias capacidades e potencialidades.
Por tudo isso, apesar de este ano, Óscar Cardozo, não ter justificado, nem de perto, nem de longe, o investimento na sua contratação, julgo haver nele, potencial para o poder rentabilizar. E com novo treinador, na Luz, pode ser que este encontre, o correcto enquadramento táctico, que melhor possa beneficiar o ponta-de-lança Cardozo, que julgo passar por um sistema, que tenha este como referência no eixo ofensivo, com todo um futebol que melhor o solicite. A juntar, a um acréscimo de confiança (que parece também faltar nesta altura), pode ser que Cardozo, possa calar quem critica a sua compra, marcando mais golos (não marcou pouco, mas é jogador para fazer à vontade 20 golos no campeonato), e efectuando exibições mais convincentes, tornando-se num ponta-de-lança com estatuto, na Europa (acredito que sim). Deve também, melhorar em alguns aspectos, nomeadamente em termos posicionais, para não ficar por vezes, facilmente, preso em marcações.
Portanto, há que continuar a trabalhar...

Sem comentários: