quarta-feira, 16 de abril de 2008

Sondagem Jogo por Jogo - Tarik Sektioui eleito jogador revelação da Bwin Liga


Será Tarik Sektioui a maior revelação desta Bwin Liga 2007/2008? Os eleitores do Jogo por Jogo, responderam afirmativamente (60%).
À frente de nomes que também surpreenderam, como Vukcevic ou Desmarets, o experiente extremo marroquino do FC Porto, nascido em Fès, a 13 de Maio de 1977, foi o escolhido.
O que é curioso, é que o norte-africano, não é novidade nesta liga. Já esteve duas meias épocas em Portugal. Da primeira, em 1998-1999, no Marítimo, poucos se lembrarão dele, mas a sua participação a titular nos primeiros jogos do FC Porto, na época passada, não estará certamente esquecida. E o que parece estranho, foi que nesses 4/5 jogos iniciais, até esteve em bom plano, fazendo uma boa assistência logo no primeiro jogo, com a União de Leiria, e marcando um golo na goleada com o Beira-Mar. Bons apontamentos, é certo. Não obstante isso, eclipsou-se das convocatórias de Jesualdo Ferreira, rumando em Janeiro, aos holandeses do Waalwilk, por empréstimo. Provavelmente, esta imbirração de Jesualdo, terá a ver com o facto de este ser uma aposta totalmente pessoal, do então demissionário Adriaanse, que o treinou no AZ Alkmaar. Ou talvez não. O facto é que deu "o braço a torcer", e na pré-época 2007-2008, passou de provável dispensado, a titular indiscutível. E com sucesso.
Conhecido como Tarik, mas com Sektioui nas costas, o marroquino demonstrou atributos válidos. Com belíssima técnica individual (já se tinha notado nos primeiros jogos da época anterior), este ala aliou esta mais-valia a uma razoável capacidade de concretização (6 golos até ao momento no campeonato), sendo por isso uma das principais armas do contra-ataque portista, e tendo por isso, marcado alguns golos de belo efeito, como aquela obra prima "à Maradona" frente ao Marselha.
Aparecendo tanto num como noutro flanco com a bola controlada, formou com Quaresma e Lisandro, o trio de ataque na maior parte dos jogos.
Não terá, certamente, a velocidade de ponta de Bosingwa, nem o virtuosismo de Quaresma, mas acaba por reunir um pouco dos dois, sendo hoje presença assídua na selecção de Marrocos, tendo representado estes na CAN 2008, em Janeiro.
Uma boa surpresa este africano...


Sem comentários: