sábado, 17 de maio de 2008

Entra e sai


Rochemback no Sporting

O médio ex-Sporting, que saiu no início de 2005/2006, rumo ao "Boro", está de regresso a Alvalade, três anos depois, a custo zero, o que só pode ser visto com bons olhos.
A custo zero, um jogador, de ainda 26 anos, que se lhe reconhece imensas potencialidades, e que não terá grandes problemas de adaptação, pois está a retornar a uma casa que bem conhece, só pode ser vista, como uma excelente contratação. Uma boa oportunidade de mercado que o Sporting aproveitou. É que o brasileiro, joga em qualquer posição, do losango de meio-campo, idealizado por Paulo Bento, é bom tecnicamente, passa bem, e tem um remate bastante forte e colocado, o que o torna temível, tanto na meia distância como nas bolas paradas. Como contras, terá tanto a sua falta de velocidade (o que também não é imprescindível, num jogador da sua posição diga-se), e principalmente a sua susceptibilidade a lesões, facto que tem ocorrido época após época. Em suma, tem tudo para ser bem sucedido, e vir reforçar o leque de opções em Alvalade. Contudo, a grande questão, prende-se com o facto, de porventura ter vindo, para suprimir uma eventual saída de Miguel Veloso ou João Moutinho, jogadores com características bem diferentes das suas. O ideal, para haver um real acréscimo de qualidade, seria que nenhum titular de meio-campo saísse. Esperemos pelas próximas semanas.


Bosingwa no Chelsea

20,5 milhões de euros, foi a módica quantia que o Chelsea, pagou pela contratação do lateral-direito, luso-congolês. Visto que é um defesa, e vendas como as de Pepe ou Ricardo Carvalho (30 milhões), não ocorrem todos os dias, o preço da transferência, sem ser excelente, é bom, e vem ajudar a equilibrar as contas do FC Porto.
A nível desportivo, estarão os principais problemas, pois Bosingwa era já considerado, um dos melhores laterais direitos da europa, e encontrar substituto é uma tarefa ingrata, quase impossível, pelo que o seu "substituto", será sempre um atleta alguns degraus abaixo, o que irá enfraquecer a asa direita dos «dragões» 08/09. É que Fucile, para além, de não possuir a mesma qualidade de Bosingwa, pois é mais lento, por exemplo, faz falta no lado esquerdo, pelo que se espera a contratação de outro atleta para colmatar a vaga em aberto. Porêm, julga-se que tal aquisição, só trará frutos a médio prazo.
Vendo a contratação, pelo prisma do Chelsea, tal será boa, e avizinha-se uma disputa lusitana, com Paulo Ferreira, pelo lado direito da defesa londrina. Contudo, são jogadores de características, em certos capítulos, quase antagónicas, pelo que a atribuição da titularidade, será escolhida, conforme as prefêrencias de jogo do sucessor, de Avram Grant.

Sem comentários: