quarta-feira, 19 de março de 2008

Média de Golos


Será a média de golos por jogo de um campeonato, um factor importante, para a determinação da qualidade deste? Não sei. O futebol não é uma ciência exacta, e não podemos pôr as coisas nesses termos. Contudo, não é de desprezar, uma análise acerca da média de golos por jogo, de alguns campeonatos, nesta época de 2007-2008 para desfazer mitos, confirmar suspeitas e observar uns dados interessantes.
Vou então, publicar uma tabela, com a média de golos por jogo em alguns campeonatos do velho continente (10), até ao momento, seguido de uma ligeira reflexão sobre o assunto:

Campeonato / Média de golos por jogo

Holanda
- 3,15
Alemanha - 2,76
Dinamarca - 2,75
Espanha - 2,65
Inglaterra - 2,60
Itália - 2,55
Roménia - 2,35
Portugal - 2,27
França - 2,19
Grécia - 2,17

Análise:
  • o mito de que em Itália se marcam poucos golos, não passa disso mesmo, pois este país está num nível intermédio no que a golos diz respeito. Por exemplo em Inglaterra, onde se pensa que há muitos mais remates certeiros do que em Itália, marcam-se pouco mais.
  • confirma-se que de facto, nas ligas mais a norte, como Dinamarca, Holanda e Alemanha, existe uma elevada tendência para o golo. Na Eredivisie, como já se esperava, é mesmo onde a média de golos por jogo é mais elevada, atingido valores enormes.
  • parece existir um ponto óptimo, em termos de marcação de golos, por volta dos 2,6 golos por jogo, em torno do qual orbitam as três ligas mais fortes da Europa e do Mundo, como é o caso da La Liga, Calcio e Premier League. Acima e abaixo desse valor, situam-se apenas ligas inferiores a estas consideradas de top, o que se pode entender como mero acaso estatístico, ou não, podendo estar mesmo relacionado com a qualidade do futebol praticado, estando a meio a virtude.
Resumindo e concluindo, as estatísticas valem o que valem, tirando cada um as suas próprias ilações, mas contra factos não há argumentos.

Sem comentários: