terça-feira, 1 de abril de 2008

AS Roma 0 - 2 Manchester United / Schalke 04 0 - 1 Barcelona


Da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2007/2008, já são conhecidos dois resultados, que, provavelmente, ditarão as equipas a passar às meias finais, já que os vencedores foram vencer os oponentes fora, o que como todos sabemos, dá uma grande vantagem aos clubes, permitindo assim uma 2ª mão mais "de gestão" de esforço do que propriamente futebol espectáculo. Mas não devemos esquecer aquando no ano passado, o Manchester United, após ter perdido 2 - 1 com a Roma na primeira mão, venceu os romanos em Old Trafford por um histórico 7 -1.
Do Roma-Manchester, gostaria de referir, a superioridade da Roma (que jogou no habitual 4x2x3x1), durante a maior parte do jogo, no plano da posse de bola, e da quantidade de tempo no meio-campo do adversário. Contudo, esse factor não teve relevância no resultado final, pois o Manchester, foi quase sempre mais equipa, forte a defender, fase defensiva essa em que o seu habitual 4x3x3 de ataque, se transformava numa espécie de 4x5x1, onde os espaços defensivos eram bem ocupados pelos seus jogadores, ficando somente Rooney no meio-campo adversário. Para além disso, foi mais eficaz na hora de rematar à baliza, concretizando nos dois golos, as poucas oportunidades que teve até ao segundo tento, onde Doni não fica isento de culpas. A partir daí a Roma do bom futebol, e da grande envolvência ofensiva dos seus laterais, quebrou, provavelmente devido à discrença anímica que se instalou. O Manchester podia ter dilatado, nesta fase, a vantagem por várias vezes, e controlou perfeitamente as investidas dos jogadores romanos. Lembro-me agora de um remate espectacular, e de primeira, de Cristiano Ronaldo, que bateu com violência na trave da baliza de Doni.
Ganhou, não a equipa que praticou o futebol mais bonito, mas sem dúvida, a melhor e mais experiente.
Gostaria também de referir, que as ideias estereotipadas, de que as equipas italianas, ou inglesas, jogam "assim ou assado", deveriam acabar de uma vez por todas, ao contrário do que muitos comentadores, fazem crer, pois num futebol cada vez mais globalizado, as identidades nacionais, são cada vez menos visíveis, na forma de jogar das equipas, principalmente numa competição de alto nível, como a Liga dos Campeões. E hoje isso foi notório.

Golos Roma-Man Utd : 0-1, Cristiano Ronaldo, 39' ; 0-2, Rooney, 66'

Golos Schalke-Barça : 0-1, Bojan Krkic, 12'

Ambas, as equipas hoje vencedoras, com um "pé e meio", nas Meias-Finais da UEFA Champions League.




Sem comentários: