sábado, 5 de abril de 2008

Sondagem Jogo por Jogo - Simon Vukčević eleito melhor jogador jovem (sub-23) da Bwin Liga

O médio e avançado montenegrino, Simon Vukčević, do Sporting Clube de Portugal, foi eleito pela comunidade Jogo por Jogo, por votação, como o melhor jogador jovem do campeonato, tendo sido estabelecido, que por jogador jovem entendia-se, qualquer jogador com idade, até aos 23 anos inclusive. A escolha, deste jogador, não é de estranhar, visto a excelente época que tem realizado, demonstrando garra, força, técnica e capacidade de remate, tendo marcado já por sete vezes na Bwin Liga.
Simon Vukčević nasceu, em Podgorica, no Montenegro (parte integrante da antiga Jugoslávia), a 29 de Janeiro de 1986.
Começou a dar os primeiros pontapés na bola, no FK Buducnost Podgorica, clube da sua terra natal, tendo ingressado aos 16 anos, nos escalões de formação do Partizan de Belgrado, um dos principais clubes, da então Sérvia e Montenegro. Em 2003, chegou finalmente aos séniores desta equipa, e em duas épocas, de preto e branco, efectuou 51 partidas no campeonato, tendo concretizado 13 remates certeiros. Contudo, em 2005/2006 Vukčević começou a ser acusado de não jogar para a equipa e de não estar 100% em forma. Foi então que se transferiu para a Rússia, para jogar no FC Saturn, numa transferência a rondar os 7 milhões de euros. O clube terminou o campeonato, num modesto 11º lugar, e Vuk, cansado de jogar num clube com tão poucas ambições, queria sair.
E é assim, que no verão de 2007, o Sporting adquire 50% do seu passe por cerca de 2 milhões de euros, depois de um período de adaptação, tornou-se em pouco tempo, titular e uma das estrelas da equipa. É um jogador combativo e versátil, pois tanto joga do lado esquerdo ou central do meio-campo, como na frente de ataque, fazendo dupla com Liedson. Em qualquer uma delas, realiza boas exibições, porém é a jogar no eixo do ataque, que melhor pode utilizar o seu potente e produtivo remate, bem como ganhar terreno sobre os centrais adversários, pois é uma espécie de "tractor técnico", com uma força física impressionante, aliada a uma boa qualidade técnica. É também bom, ao nível dos cruzamentos, efectuados, normalmente da esquerda para a direita (é esquerdino), de forma tensa. A nível defensivo, pode no entanto melhorar um pouco.
O caminho que Vukčević foi percorrendo nos sub-21 chamou a atenção do selecionador da Sérvia e Montenegro, Ilija Petkovic. A sua estreia foi em Fevereiro de 2005 num amigável frente à Bulgária, como substituto. Com a separação da Sérvia, do Montenegro, Vuk, escolheu o segundo como seu país, tendo-se estreado na sua actual selecção frente à Hungria (2-1), num jogo particular, em Março do ano passado.
Com 22 anos, e uma grande margem de progressão, espera-se que ainda melhore, podendo a médio prazo, ingressar num colosso do futebol europeu, e tornar-se num dos jogadores de referência deste continente.
É esperar para ver.


Sem comentários: